Saulo Gouvêa é empossado e conclama população de Cantagalo a participar do governo

Novo prefeito também reafirma intenção de trabalhar com uma equipe essencialmente técnica e elege saúde e educação como pilares das suas maiores ações
quarta-feira, 02 de janeiro de 2013
por Gilmar Marques
Saulo Gouvêa é empossado e conclama população de Cantagalo a participar do governo
Saulo Gouvêa é empossado e conclama população de Cantagalo a participar do governo

Eleito com a maior votação já dada a um político em Cantagalo, alcançando 10.491 votos, o equivalente a 79,48% do total, e contando com apoio do então prefeito Guga de Paula (PP), que encerrou seu mandato com 88% de aprovação popular, conforme pesquisa encomendada pelo PMDB antes das eleições, o cirurgião-dentista Saulo Gouvêa (PT) foi empossado no cargo de prefeito em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na manhã desta terça-feira, 1º de janeiro, no salão do Colégio Estadual Lameira de Andrade, no centro da cidade, comandada pelo vereador reeleito Antônio Geraldo (PP), o mais velho entre os eleitos, conforme diz o Regimento Interno do Legislativo.

“Preciso da ajuda e colaboração de todos por entender que a participação popular é fundamental para construirmos uma Cantagalo ainda melhor”, destacou o prefeito, já empossado, durante seu discurso. Anunciando o secretariado, muitos dos quais mantidos da gestão de Guga de Paula, o novo prefeito reafirmou sua intenção de trabalhar com uma equipe essencialmente técnica. “Nossa intenção não é só dar continuidade a um governo que dispensa qualquer comentário, mas, também, escrever uma nova história na política do nosso município”, disse.

Emocionado em vários momentos do discurso, Saulo Gouvêa voltou a eleger saúde e educação como os maiores alvos da sua gestão. “São pilares do desenvolvimento de qualquer povo. Essas duas áreas terão atenção especial do nosso governo”, enfatizou, chamando a atenção para projetos de aproveitamento integral do horário escolar, além de qualificação profissional para os professores. Falando especificamente da saúde, disse que já começou a discutir com outros prefeitos da região o fortalecimento do setor por meio de um consórcio intermunicipal que funcione e que realmente traga resultados aos municípios envolvidos. “As centrais de regulação não funcionam adequadamente, deixando aqueles que dependem do Sistema Único de Saúde muitas vezes sem atendimento ou mesmo à mingua em leitos de enfermarias de hospitais pouco resolutivos”, exemplificou.

Em rápidas investidas, o discurso se voltou a um “passeio” por vários setores governamentais, como meio ambiente, saneamento básico, habitação, agropecuária, entre outros. “Atividades ligadas ao campo também serão alvo de muita atenção, considerando a vocação e a extensão territorial de nosso município”, frisou. Ele também afirmou que pretende investir em cursos técnicos voltados às reais necessidades do município para que todo o aprendizado técnico seja utilizado no próprio município.

Finalizando, Saulo Gouvêa também conclamou os 11 vereadores eleitos e reeleitos a, junto ao governo municipal, pautar suas ações somente pensando no bem-estar coletivo: “Devemos deixar de lado qualquer vaidade, ressentimento ou interesses pessoais”. Para encerrar, agradeceu a confiança do povo e disse amar a cidade que o acolheu como filho nos últimos 36 anos—ele é natural de Palma (MG), com raízes familiares em Miracema, na Região Noroeste do estado do Rio de Janeiro. “Chegou a hora de o Saulo, que, há muito, se sente cantagalense como vocês, retribuir todo este carinho”, encerrou.

O vice-prefeito Edivaldo Oliveira (PMDB) também discursou e agradeceu pela expressiva votação obtida, informando seu desejo de ser parceiro do prefeito na “empreitada” que terão pelos próximos quatro anos. “Quero dar a minha contribuição na gestão e não vou decepcionar. Quero fazer por onde retribuir cada um dos votos que recebemos”, disse.

Além dos 11 vereadores, prefeito e vice-prefeito, também foram convidados a compor a tribuna de honra o ex-vice-prefeito Jorge Farah (PPS); o 1º tenente Jocélio Bezerra, comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM); o subtenente Sílvio Leite, subcomandante do Destacamento 4/6 do Corpo de Bombeiros em Cantagalo; o padre Marcelo Campos da Silva, da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento; e o pastor Gelbe Vieira, presidente da União dos Pastores Evangélicos de Cantagalo (Upec).

 

Renata Huguenin é eleita presidente da Câmara Municipal

Detentora do seu segundo mandato, a vereadora Renata Huguenin (PSC) é a nova presidente da Câmara Municipal de Cantagalo. Ele venceu, numa eleição apertada, por 6 a 5, a chapa encabeçada pelo então presidente do Legislativo, Ocimar Pulunga (PSD).

A votação, que foi aberta e nominal, conforme as chapas divulgadas antecipadamente, foi realizada numa segunda sessão, após a posse dos vereadores eleitos, do prefeito e do vice-prefeito. A presidência no momento da votação coube a Ocimar Pulunga, último presidente anterior do Legislativo, conforme prevê o Regimento Interno.

Renata Huguenin terá como companheiros de mesa diretora os vereadores Homerinho da Saúde (vice-presidente), do PSB; Antônio Geraldo (1º secretário), do PP; e Manoela do Paraíba (2ª secretária), do PHS. Em discurso, ainda comemorando a vitória, Renata Huguenin disse que fará do Legislativo um legítimo representante da sociedade pelo próximo biênio (2013/2014).

 

Quem é quem no governo de Saulo Gouvêa

Assessor Jurídico – José Leopoldo Goulart

Secretário de Administração – Ângelo Costa Machado

Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Agropecuário – Rodrigo Estebanez Vollú

Secretário de Cultura – Gildomar Bard

Controladora Geral do Município – Marilda Guimarães Lima

Secretário de Defesa Civil e Trânsito – Roberto Robadey Júnior

Secretária de Educação – Maria Lúcia Farah Noronha

Secretário de Fazenda – Jorge Valverde de Souza

Secretária de Assistência Social – Jussara Figueira de Paula

Secretário de Saúde – Alan Barros

Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Gustavo Neder Gomes Pinto

Secretário de Governo, Planejamento e Desenvolvimento Econômico – Márcio Longo

Secretária de Governo (pasta que será desmembrada do Planejamento) – Ana Paula Giron

Secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Esportes, Certames e Lazer – Raphael Jevaux

Presidente do Ipam (Instituto de Pensão e Aposentadoria) – Darcília Guedes Cabral

Secretário de Obras e Serviços Públicos – José Neife Lins

Secretário de Viação e Transporte – Alcenir Grimião

Secretário Especial de Desenvolvimento Econômico – Ubiratan França

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade