São Jorge: queda de muro de contenção muda rotina de moradores

Ruas interditadas ao trânsito obrigam moradores a caminhar longos trajetos a pé e causa prejuízo ao comércio local
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
por Karine Knust

A rotina de quem reside no Loteamento São Jorge, distrito de Conselheiro Paulino, mudou bastante de uns tempos para cá. Isso porque, a localidade a pouco mais de cinco quilômetros do centro da cidade e um dos mais populosas da região está com suas duas principais vias de acesso — as ruas Joaquim Pereira Bispo e Evangelista Manoel da Silva — interditadas, desde o dia 31 de outubro. O motivo? O rompimento de uma tubulação de água, que provocou a queda de um muro de contenção. O episódio não causou vítimas, mas a água, sob forte pressão, invadiu a Rua Joaquim Pereira Bispo, localizada abaixo do nível do muro, levando parte do barranco.

Na ocasião, alguns imóveis foram interditados para a limpeza do local, mas de acordo com a Defesa Civil, nenhum dano estrutural foi detectado e todas as casas já foram liberadas. A reclamação da população, no entanto, é quanto ao transtorno causado pelo fechamento das pistas. “Está chovendo quase todo dia e a população tem que passar, a pé, por esse desvio cheio de lama. Sem contar que, apesar de ter uma placa sinalizando que a travessia é exclusiva para pedestres, temos que disputar espaço com as motos que jogam água e lama nas pessoas. Em horário de pico então, esse trecho vira um inferno”, relata o morador Adelvecks Cypriano, de 45 anos, se referindo a uma passagem de terra batida aberta na Rua Evangelista Manoel da Silva.

“Por sorte o acidente foi em um horário em que a rua estava vazia, porque, com tanta confecção e comércio na redondeza, se tivesse acontecido em outro momento poderia ter vitimado muita gente. A questão agora é que estamos sem ônibus. E para chegar em casa é preciso desembarcar na praça de Conselheiro (Lafayette Bravo) e subir a pé”, também reclama o morador Adelmo Gomes de Oliveira, de 53 anos. “Não consigo compreender a necessidade de fechar as duas pistas. Isso está causando um transtorno enorme”, disse outro morador que preferiu não se identificar.

Apesar das diversas queixas, não são só os moradores que sofrem com a intervenção no loteamento. Os comerciantes também estão acumulando prejuízos. “Meu faturamento caiu 40% só este mês, devido a interdição da rua. Tivemos até que fazer financiamentos para suprir a queda. Minha confecção e loja ficam perto do muro. Como o local está fechado para veículos muitos clientes deixam de comprar pelo transtorno de ter que dar uma volta maior para chegar até aqui. Também enviamos mercadoria para os poucos clientes que sobraram, só que, sem conseguir passar, o caminhão da transportadora para longe daqui e aí precisamos levar as os produtos até eles, a pé”, disse o empresário Paulo César Lattanzi.

Muro de contenção será reforçado

Além de ter as ruas fechadas, moradores como Laudicéia Schusse, de 63 anos, temem que a situação piore com o período de chuvas. “Toda vez que chove ficamos ainda mais apreensivos. A impressão que temos é de que o restante do muro também vai desabar”, desabafa ela. De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, Robson Teixeira, ambas as vias precisaram ser interditadas pela necessidade de intervenções.

“A Rua Evangelista Manoel da Silva está fechada porque, com o rompimento da sub-adutora, metade da rua caiu. Já na Joaquim Pereira Bispo, serão realizadas obras de reforço do muro que ainda está em pé, porque ele pode vir a cair também. E já que existe essa possibilidade, temos que evitar riscos. Por isso, toda a extensão instável do muro foi isolada”, explica ele.

No último dia 27 de novembro, representantes das secretarias de Defesa Civil, Ordem e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, subprefeitura de Conselheiro Paulino, além da concessionária Águas de Nova Friburgo e da empresa Geomecânica Engenharia, se reuniram para discutir soluções para o problema. “As obras na localidade já foram iniciadas e, com a conclusão do projeto de engenharia que se encontra em sua fase final, a questão será sanada. A Prefeitura está se empenhando junto aos responsáveis para que a interdição do trecho seja abreviada e o problema definitivamente solucionado”, disse o secretário de Defesa Civil, João Paulo Mori, na ocasião.

Em nota a concessionária Águas de Nova Friburgo informou que: “ está iniciando o trabalho de "contenção provisória" do trecho entre as ruas Joaquim Pereira Bispo e Evangelista Manuel da Silva, para posterior liberação de meia-pista,  o que deverá ocorrer até o dia 18/12/2015. O projeto do muro de contenção está em fase de finalização e, quando estiver concluído,  a obra definitiva será iniciada e terá um prazo de 5 meses para a  execução”, diz a nota da concessionária.

Foto da galeria
(Foto: Henrique Pinheiro)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: São Jorge | Trânsito
Publicidade