São Geraldo sediou ação-piloto do projeto “Meu Bairro + 200”

Evento voltado para a população contou com inauguração de espaço de lazer e diversas atividades sociais
terça-feira, 03 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
São Geraldo sediou ação-piloto do projeto “Meu Bairro + 200”

O último domingo, 1º de outubro, foi de muita atividade para os moradores de São Geraldo. A localidade foi escolhida como piloto para a implementação do projeto “Meu bairro + 200”. Como parte do Programa Nova Friburgo 200 anos, a ação contou com a presença das secretarias da Prefeitura e de parcerias como a Acianf, o Sebrae e a Universidade Estácio de Sá.  

Na programação, que aconteceu na Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues e no entorno, que sediará o futuro Eco Parque proposto pelo Meu bairro + 200, diversas atrações. Nas salas da escola municipal e nas onze tendas espalhadas pela área, a população local pode conferir contação de histórias, oficina de stand up e de dança de rua com um grupo da Acianf; palestras do Sebrae, oficina de compostagem com a equipe do Meu Bairro Sustentável, aula de Zumba promovida pela Secretaria de Esportes, e corte de cabelo com MBS e Acianf, além de atendimentos específicos com uma equipe da Estácio de Sá e da Defesa Civil.

Para as crianças do bairro, uma área de recreação destinada especialmente a elas, com pula pula e Ônibus da Leitura, da Secretaria de Educação. O evento ainda contou com a parceria das livrarias Arabesco e Sabor de Leitura, que aderiram à iniciativa doando livros. Além da participação do artista plástico Mario Moreira, integrante do Comitê 200 anos, que ofereceu oficinas de xilografia com isopor para os pequenos.

São Geraldo ainda recebeu 200 mudas de árvores nativas, em continuação ao projeto que prevê o plantio de 200 mil árvores até 2018, quando o município completará seu bicentenário. As espécies foram plantadas no Eco Parque criado na localidade, com a ajuda do prefeito Renato Bravo, da primeira-dama e coordenadora do programa, Cristina Bravo e de crianças do bairro.

Reformas

Para receber a ação, funcionários da prefeitura fizeram diversas reformas na localidade. Dentre elas, o manilhamento, preparação e nivelamento do terreno. Neste último domingo, inclusive, foi inaugurado um novo espaço para atividades físicas a céu aberto, implementado pela Secretaria de Esportes. Além dos aparelhos, o local também recebeu as primeiras peças de um parquinho infantil sustentável, feito pelos próprios moradores com materiais descartados do comércio local.

De acordo com a coordenadora do Programa Nova Friburgo 200 anos, Cristina Bravo, o objetivo da iniciativa é, de fato, levar oportunidade, capacitação, geração de renda e ações de sustentabilidade aos bairros. “As localidades vão contar com a articulação do Programa 200 anos e projetos para que cresçam sustentáveis, com qualidade de vida e reconheçam e tenham reconhecidas suas vocações”, afirma Cristina Bravo, ainda ressaltando a necessidade de a população apoiar a ação zelando pelo eco parque, pelas academias ao ar livre e também através da participação nos cursos gratuitos que o Programa oferecerá através de seus parceiros.

O projeto

Com foco na educação ambiental e nas ações de sustentabilidade, o projeto “Meu Bairro + 200 anos”, visa a gerar oportunidades de capacitação profissional, empreendedorismo social e formação de agentes multiplicadores de iniciativas positivas nos bairros da cidade. De atuação comunitária, a proposta é integrar várias secretarias do governo e núcleos do Comitê Nova Friburgo 200 anos, além das esferas privada e civil.

Para realizar o evento, o Comitê 200 anos têm se reunido para cuidar do projeto junto com as lideranças do bairro, ouvindo solicitações de moradores e agentes locais, para o desenvolvimento de atividades voltadas, por exemplo, a projetos de esporte e a construção de Eco Parques. “Construirmos juntos um legado para a cidade, mais do que celebrarmos uma data comemorativa, é o que estamos desenvolvendo”, afirma Cristina Bravo, coordenadora do Programa.

De acordo com o governo municipal, as atividades do projeto “Meu Bairro = 200 anos” ficam em São Geraldo ainda pelos próximos três meses.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade