Samu: ambulâncias ainda não têm previsão para circular

De acordo com o termo de parceria, o Samu da Região Serrana beneficiará ao todo 16 municípios circunvizinhos a Nova Friburgo
sexta-feira, 03 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Samu: ambulâncias ainda não têm previsão para circular

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram a Nova Friburgo no segundo semestre de 2011 — mas, quatro anos depois, o sistema ainda não funciona na cidade. Em maio de 2014, um termo de parceria para implantação do serviço na Região Serrana foi assinado, mas até hoje as viaturas permanecem paradas.

Em 30 de maio de 2014, a coordenadoria do Samu no município afirmou que o motivo para os atendimentos do serviço estarem atrasados, na ocasião, era a necessidade de conclusão das obras do espaço que serviria de base para o sistema, no Hospital Raul Sertã. Em agosto do mesmo ano, a Secretaria de Saúde foi procurada por nossa equipe com o intuito de atualizarmos o caso. A resposta que recebemos foi a de que, com as obras já finalizadas, a demora para o início do trabalho era a burocracia para a contratação de pessoal — visto que o próximo concurso público seria realizado apenas em fevereiro de 2015 — e a licitação para a compra de material e equipamentos. 

Em março deste ano, entramos novamente em contato com a assessoria do então secretário de saúde, Luiz Fernando Azevedo, e recebemos a seguinte resposta: “O Samu ainda não está em funcionamento porque as contratações para o serviço estão esbarrando em trâmites burocráticos, uma vez que essas contratações devem seguir o relatório de gestão fiscal, que aponta que o total de despesa com contratações está acima do limite prudencial. Neste momento a prefeitura está trabalhando em conjunto com todas as secretarias municipais envolvidas no assunto a fim de resolver esse quadro e dar seguimento à implantação do Samu. As ambulâncias encontram-se no Hospital Raul Sertã e na oficina mecânica, para manutenção. No hospital a base do Samu está passando por pequenas adaptações exigidas para o imóvel”.

Quatro meses depois, mais de um ano depois do termo de parceria assinado e com um novo secretário de saúde no município, procuramos a pasta outra vez, no início desta semana. Em resposta, a assessoria de imprensa informou: “O Comitê Gestor de Saúde assumiu há pouco menos de um mês e anunciou como prioridade regularizar a situação do Hospital Municipal Raul Sertã e a compra de medicamentos. Com relação ao Samu, informamos que ainda não temos novidades a respeito da implantação do serviço. Entretanto, ressaltamos que fazer este serviço funcionar também umas das prioridades da prefeitura e da secretaria de Saúde de Nova Friburgo”.

Umas das bases do Samu no município também será instalada no distrito de Lumiar. O objetivo é atender a população das localidades do entorno, como São Pedro da Serra. O prédio já está reformado e até recebeu uma placa do Samu 192, no entanto, o local também permanece fechado. No último fim de semana, um homem fraturou a perna em um jogo de futebol no clube do distrito e precisou esperar por aproximadamente uma hora para receber socorro, porque a única unidade móvel do posto de saúde local já estava envolvida em outro atendimento. Foi necessário a ambulância do Corpo de Bombeiros sair do bairro Vila Nova, onde fica a sede do destacamento, e seguir para o distrito. Uma distância de 40 quilômetros. 

Carlos Pinto, de 69 anos, mora em São Pedro da Serra há 20 anos e diz que a instalação de um atendimento de urgência já uma velha reivindicação na região. “O Samu seria uma das soluções para os problemas da saúde. Os próprios governantes assumem isso, mas não nos dão um prazo para que o caso se resolva. As ambulâncias estão lá, paradas, se transformando em sucata. E nós estamos aqui, aguardando ansiosamente o começo do serviço.” 

De acordo com o termo de parceria, o Samu da Região Serrana beneficiará ao todo 16 municípios circunvizinhos a Nova Friburgo. No entanto, a Central de Regulação será em Petrópolis, e os custos operacionais desta central serão divididos entre os municípios contemplados. O contingente será de doze motoristas, doze técnicos de enfermagem, sete médicos e sete enfermeiros. Os profissionais atenderão às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. O serviço será realizado com três ambulâncias, sendo uma UTI Suporte Avançado, com um médico, um enfermeiro e um condutor, e duas ambulâncias de suporte básico, com um condutor e técnico de enfermagem.  

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Samu | saúde | ambulância | região
Publicidade