Salas do Ciep Glauber Rocha serão cedidas ao Cefet

Escola estadual que funcionava na unidade há mais de 20 anos foi desativada semana passada
terça-feira, 06 de fevereiro de 2018
por Karine Knust
Salas do Ciep Glauber Rocha serão cedidas ao Cefet

O ciep Glauber Rocha, no Jardim Ouro Preto, distrito de Conselheiro Paulino, foi desativado na última semana, mas o espaço não deve permanecer vazio por muito tempo. Em nota enviada à redação de A VOZ DA SERRA, a Secretaria estadual de Educação informou que o imóvel será cedido ao Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) para instalação de uma unidade de ensino da rede federal.

Os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio que estudavam no Centro Integrado de Educação Pública do estado foram transferidos para o Colégio Estadual Vicente de Moraes, que fica a 300 metros de distância. O governo estadual não informou, entretanto, por qual motivo o ciep Glauber Rocha  encerrou as atividades.

A ida do Cefet para o novo imóvel pode representar um aumento no número de vagas oferecidas pela instituição federal, que já é responsável pela formação de centenas de pessoas todos os anos. Isso porque, o espaço físico do ciep é bem amplo. Em nota, o Cefet confirmou ontem, 5, a parceria com o governo do estado, mas declarou que “o processo de cessão ainda está em curso”, por isso não poderia prestar mais esclarecimentos.

Sendo assim, ainda não foi informado se o Cefet vai mudar de endereço ou se o imóvel do Ciep servirá para ampliação do espaço já disponível, já que o Cefet funciona em um imóvel vizinho ao ciep, na Avenida Governador Roberto Silveira. Ainda não há também uma previsão quanto a data de inauguração.

O Ciep Glauber Rocha encerrou as atividades na quarta-feira, 31 de janeiro. Nas redes sociais, muitos professores, alunos e ex-alunos lamentaram o fechamento da unidade. Com cerca de 30 anos de história, a escola atendia inicialmente estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do médio. Mas, nos últimos anos, passou a ter apenas turmas a partir do fundamental II (6º ao 9º ano). A mudança resultou numa diminuição considerável no número de alunos.

O Cefet

Ligado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Cefet oferece cursos em diversos níveis, como ensino médio e de educação profissional técnica de nível médio, cursos de graduação (superiores de tecnologia e bacharelado), cursos de mestrado, além de atividades de pesquisa e de extensão, as quais incluem, por exemplo, cursos de pós-graduação lato sensu.

Em Nova Friburgo, a unidade do Cefet foi inaugurada em dezembro de 2008, num imóvel cedido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER – RJ), na Avenida Governador Roberto Silveira, 1.900. Com cursos que possuem duração mínima de seis períodos, isto é, três anos, e extensão máxima de oito períodos, equivalente a quatro anos, o Cefet conta com laboratórios de informática e robótica, física e turismo, oito salas de aula, uma sala de professores, uma biblioteca e um refeitório.

Mais informações sobre a instituição, cursos e ou processo de seleção de alunos podem ser obtidas pelo telefone (22) 2519-8905 ou através do site www.cefet-rj.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade