Saiba a ordem do desfile de 7 de setembro na Alberto Braune

Evento começa com hasteamento de bandeiras e paradas militares. Ex-alunos do Anchieta e da Fundação encerram
quinta-feira, 07 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Ex-alunos do Anchieta ensaiam para o desfile de 7 de setembro (Arquivo pessoal de Giovanni Bizzotto)
Ex-alunos do Anchieta ensaiam para o desfile de 7 de setembro (Arquivo pessoal de Giovanni Bizzotto)

Nesta quinta-feira, 7 de setembro, a Avenida Alberto Braune sedia mais uma edição do tradicional desfile cívico-militar de Independência, com a participação de diversas entidades, instituições e escolas de Nova Friburgo. Organizado pela Secretaria municipal de Turismo e a Marinha do Brasil, através do Sanatório Naval, o evento começa com o hasteamento das bandeiras oficiais, às 8h30, em frente à prefeitura. Ainda de acordo com o cronograma divulgado nesta quarta-feira, 6, o desfile está previsto para começar às 9h.

As primeiras a entrar na avenida são as representações militares. Ao som das bandas Euterpe Friburguense e do Sanatório Naval, desfilam, na sequência,  o Tiro de Guerra, a Polícia Militar, os Bombeiros, a Defesa Civil e a Guarda Municipal. Logo em seguida, para abrir a segunda parte do evento, desfila a Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri), seguida pelos colégioc Canadá e Galdino do Valle, as escolas municipais Dermeval Barbosa Moreira, Padre Rafael, Odette Penna Muniz e o Colégio Nossa Senhora das Mercês. Os alunos do Ponto de Cultura de Olaria e os ex-alunos do Colégio Anchieta e da Fundação Getúlio Vargas encerram o evento.

Mudanças no trânsito

De acordo com a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, para realização do desfile, o trânsito será interrompido em algumas vias. A Avenida Alberto Braune será fechada da 0h às 13h. A interdição se refere tanto ao estacionamento público quanto ao de carga e descarga. O mesmo ocorrerá na Praça Dermeval Barbosa Moreira, da esquina da Rua Dante Laginestra ao encontro com a Avenida Alberto Braune (próximo ao Ienf). As ruas Augusto Severo, Lopes Trovão, Gonçalves Dias e Leuenroth ficarão em mão dupla também da 0h às 13h.

Protesto

O desfile da Independência ainda deve ser marcado por protesto. Um grupo de friburguenses responsável por cobrar a construção de ciclovias no município vai se manifestar nesta quinta-feira. De acordo com os organizadores do movimento, eles vão partir às 10h, de frente da sede da prefeitura, na Avenida Alberto Braune, e vão seguir até o Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

“Estimamos que mais de 200 ciclistas vão participar do ato. Pedimos que quem for participar leve um quilo de alimento não perecível. A princípio, será até o Centro de Turismo, mas podemos estender o percurso, depois do desfile, até o distrito de Conselheiro Paulino”, afirmou o ciclista Arnoldo Borges, em entrevista ao A VOZ DA SERRA na última quarta-feira.

No fim de agosto, o grupo realizou um ato, com uma faixa e placas de sinalização na Praça Marcílio Dias, rotatória do Paissandu, para pressionar o governo pelas prometidas ciclofaixas no eixo que liga Conselheiro Paulino a Olaria e em outras regiões da cidade. Em maio passado, mais de 300 ciclistas pedalaram do Centro até Conselheiro e Olaria em protesto e entregaram um abaixo-assinado ao prefeito Renato Bravo.

O governo municipal tem um projeto de ciclovias orçado em R$ 5 milhões para cidade. Faltam, no entanto, recursos para realizá-lo. Como A VOZ DA SERRA revelou no mês passado, metade desse valor já teria sido garantido pela vereadora Vanderleia Lima (DEM), através de uma emenda do deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM). O dinheiro só deve ser liberado no próximo ano.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade