Sábado tem programação infantil na praça de Olaria

Projeto ainda percorrerá escolas municipais durante todo o mês das crianças
quinta-feira, 05 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A igreja de Nossa Senhora das Graças, símbolo do bairro (AVS)
A igreja de Nossa Senhora das Graças, símbolo do bairro (AVS)

A criançada tem encontro marcado neste sábado, 7, às 10h e às 14h, na Praça 1º de Maio, no bairro de Olaria. Isso porque o local receberá dois grandes espetáculos: “Se alguém de repente me oferecer flores” e “O picadeiro brasileiro”. As peças gratuitas fazem parte do projeto 1001 Espetáculos”, promovido pela empresa de ônibus 1001, e prometem boas risadas e muita animação.

“Se alguém de repente me oferecer flores” é uma intervenção urbana que brinca com a poesia e a graça de dar e receber flores, enquanto traz à tona a oportunidade de oferecer e receber gentilezas em meio ao corre-corre do cotidiano. Na brincadeira de rua, a Companhia Arteira busca valorizar o encontro, o sorriso, os olhares e a alegria, propondo cenas simultâneas em que as atrizes/palhaças, integrantes de uma entusiasmada banda de música, atrapalhadamente, preparam-se para iniciar seu cortejo musical e, de repente, envolvem a plateia na ação de dar e receber flores.

O grande diferencial do espetáculo, no entanto, é o cenário. Ele será encenado em um ônibus transformado em equipamento teatral, com direito à estrutura de camarim, riders de luz e som, cenografia técnica e mobiliário de plateia. Já a segunda atração, “O picadeiro brasileiro”, do grupo Abelhito & Sucata, reviverá cenas clássicas que contagiaram gerações inteiras. A peça retrata o reencontro de dois palhaços amigos que ao se juntarem fazem um espetáculo de rua.

Relembrando os velhos tempos eles acabam fazendo muitas “trapalhadas”. Além de malabarismo, o espetáculo tem história, música e mágicas, estabelecendo uma interação constante com o público presente. De acordo com a coordenação do projeto, a partir da próxima semana, a iniciativa percorrerá as escolas públicas municipais com oficinas de artes cênicas. Nos fins de semana, o projeto será levado à outros espaços públicos com a apresentação de espetáculos de diferentes estéticas teatrais e apoiadas ​em temáticas da cultura popular local.

O projeto fica na cidade até o início de novembro e as peças contam com recursos de acessibilidade de audiodescrição e libras. A indicação das atrações é livre.

O 1001 Espetáculos

Criado em agosto, em Niterói, o  projeto 1001 Espetáculos vai percorrer até maio de 2018, as cidades de Macaé, Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Rio de Janeiro oferecendo 200 oficinas e 90 espetáculos teatrais gratuitos, beneficiando mais de 20 mil crianças, 40 escolas públicas e 33 mil espectadores em periferias com pouco ou nenhum acesso a equipamentos teatrais. Ao todo, dez empresas, 26 profissionais e mais de 50 companhias, grupos e coletivos de artistas estão diretamente envolvidos com o 1001 Espetáculos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2544 6203 ou   pelo e-mail marcio.martins@trevocomunicativa.com.br (Márcio Martins) e  carolina.feital@trevocomunicativa.com.br (Carolina Feital).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade