Rua General Osório: proposta de mão dupla gera polêmica

Projeto prevê a redução das calçadas e retirada do estacionamento ao longo da tradicional via
sexta-feira, 20 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Rua General Osório: proposta de mão dupla gera polêmica

Uma polêmica já conhecida pelos friburguenses voltou a ser pauta de discussões nas últimas semanas: a mudança no trânsito da Rua General Osório. Isso porque, de acordo com a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, deverá ser implantada a mão dupla na via ainda este ano. A proposta, segundo a prefeitura, é melhorar o trânsito no Centro, desafogando o eixo rodoviário (trecho compreendido pelas avenidas Presidente Costa e Silva, Rui Barbosa e Santos Dumont, no sentido Duas Pedras-Centro), considerado um dos mais problemáticos quanto a mobilidade.

A novidade, no entanto, indignou muitos moradores e comerciantes da rua. “Não houve nenhum debate com as pessoas que utilizam a General Osório diariamente, se houvesse, logo o governo ia perceber que transformar a rua em mão dupla não contempla as nossas realidades. Mais de três mil alunos transitam por essa rua todos os dias, fora os pacientes dos hospitais e clínicas. Aumentar o trânsito nessa via vai gerar um caos absurdo. Além disso, querem reduzir calçadas. Querem que Nova Friburgo se desenvolva, mas andam na contramão disso. Em cidades modernas, o pedestre é a prioridade”, afirmou um dos administradores do Colégio Nossa Senhora das Mercês e membro da comissão de cidadãos desfavoráveis à mudança, Leandro Lack, 41 anos.

Para o vereador e morador da rua há mais de 40 anos, Wellington Moreira, essa alteração pode desencadear uma série de problemas: “Transformar a rua em mão dupla vai causar um nó na General Osório. Se querem criar uma via alternativa, porque não estudam fazer o projeto na Granja Spinelli, por exemplo, que é uma localidade que pode ser utilizada para fazer a ligação entre vários bairros?”, indaga Wellington, que ainda acrescenta: “Estamos recolhendo assinaturas para um abaixo-assinado que será enviado ao presidente da Câmara, ao prefeito e ao Ministério Público, caso essa decisão não seja reavaliada”, disse.

Em entrevista para A VOZ DA SERRA este mês, o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Haroldo Pereira, confirmou a mudança na via e afirmou que as obras devem começar ainda neste semestre. “No mais tardar em junho espero começar a obra para deixar a General Osório inteira em mão dupla, da Casa dos Pobres até a Praça do Suspiro”. Ainda segundo Haroldo, a mudança será gradativa: “Nós vamos fazer o teste com o estacionamento em um dos lados, porque essa obra prevê um alargamento da via. No entanto, caso o estacionamento venha a atrapalhar o fluxo de veículos, aí vamos retirá-lo. A intenção é facilitar o fluxo”, disse.

Nesta segunda-feira, 23, às 18h, a Câmara Municipal irá promover audiência pública para discutir o projeto. As comissões criadas por moradores e comerciantes já confirmaram presença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito | Mobilidade | Rua General Osório
Publicidade