Rotary Nova Friburgo completa hoje 65 anos de atividades e serviços

A história do município está marcada pela presença do Rotary Nova Friburgo, um dos mais antigos clubes Rotary em atividade no país
terça-feira, 17 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Rotary Nova Friburgo completa hoje 65 anos de atividades e serviços

O Rotary é uma organização internacional composta por profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Apesar de sempre atento às questões sociais, o Rotary é um entidade apolítica e sem vínculos religiosos. Seu quadro social é uma espécie de corte transversal da comunidade; ou seja, composto por profissionais nas mais diversificadas áreas e atuações.

Atualmente, o Rotary tem mais de 1,2 milhão de associados que integram mais de 31 mil clubes em 166 países. Desde 1947, a Fundação Rotária, instituição internacional dedicada ao serviço social, já outorgou mais de US$ 1,1 bilhão para projetos humanitários e educacionais.

Hoje, 18, o Rotary completando 65 anos de atividades e muitos serviços prestados a Nova Friburgo. Tempo em que a instituição fez a diferença na história da cidade. São centenas de pessoas que emprestaram seus nomes à construção da sociedade friburguense, mesclando trabalho social, elaboração de projetos, referencial ético e, acima de tudo, amor pela cidade.

A história de Nova Friburgo está marcada pela presença do Rotary Nova Friburgo — um dos mais antigos clubes Rotary em atividade no país. Do Rotary Nova Friburgo, hoje presidido por Elizabeth Boscolo Muillaert, já nasceram outros cinco clubes na cidade e já foi a casa de companheirismo e serviço de muitas gerações de profissionais que se orgulham de levar a frente o lema rotário "Dar de si antes de pensar em si" reflete o principal objetivo do Rotary na comunidade, no local de trabalho e no mundo. Os rotarianos esforçam-se por desenvolver projetos comunitários de prestação de serviços com o intuito de aliviar as carências mais graves.

Atualmente, o Rotary Nova Friburgo atua em diversos projetos, com especial destaque para o contínuo e já duradouro projeto "De olho no futuro", dedicado às crianças e adolescentes da rede pública de educação, com o objetivo de diagnosticar e tratar problemas de visão. Com a proximidade dos 200 anos de Nova Friburgo, a cidade pode, sem dúvidas, dizer que recebeu um presente com a chegada do Rotary há 65 anos. Aliás, neste ano de 2015, esse é o lema do Rotary Internacional: "Seja um presente para o mundo".

Casa da Amizade promove seu tradicional Bazar de Natal

Uma boa oportunidade para comprar artigos de Natal bem originais e que podem agradar em cheio a quem for presenteado neste fim de ano. Trata-se do tradicional bazar da Casa da Amizade das Senhoras dos Rotarianos de Nova Friburgo, presidida por Gilsineida Sayão da Conceição Neto. Todos os anos o bazar é realizado em algum ponto central da cidade com os artigos preparados pela equipe de voluntárias durante todo o ano. Desta vez, o bazar está situado na Rua Ernesto Brasílio, 37, lojas 3 e 4 (rua do antigo fórum), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O funcionamento vai até o próximo dia 1º de dezembro. Vale a pena conferir.

Rotary Caledônia faz campanha até amanhã para as vítimas de Minas Gerais  

Ainda dá tempo de fazer uma boa ação. Até amanhã, 19, o Rotary Clube Caledônia, presidido por José Motta, arrecada donativos no posto montado na Praça Getúlio Vargas, esquina com Rua Luiz Spinelli, junto ao posto de combustíveis Caçulinha. Na porta um banner chama a atenção para a campanha SOS Mariana. “Em 2011 o Brasil de mobilizou para ajudar o povo friburguense ante a maior tragédia já vista na Região Serrana por causa de uma tempestade. Agora é a nossa vez de retribuir colaborando com os desabrigados de Mariana afetados pelo rompimento de uma barragem no início do mês”, destaca Motta. As doações podem ser entregues das 13h às 18h.

Apesar dos artigos mais necessários serem água mineral e material de limpeza pessoal, outras doações também estão sendo aceitas, como filtros, papel higiênico, lenços umedecidos, caixas de fósforos e até um fogão a gás foi doado. De acordo com a equipe de plantão no posto, os donativos seguirão para Minas Gerais em um caminhão cedido pela transportadora Frilog, que participa da campanha.

A equipe do Rotary Caledônia lembra que na tragédia climática de 2011 um dos primeiros caminhões com doações que chegou em Nova Friburgo foi justamente da cidade mineira de Mariana e está na hora dos friburguenses se mobilizarem e retribuírem a gentileza. A escolha dos artigos mais necessários foi decidida com o Rotary Clube de Mariana. A água mineral é o principal deles. A equipe do Rotary em Nova Friburgo está fazendo um rateio visando também enviar outro caminhão carregado de água mineral para Mariana. Que tal colaborar?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Rotary Clube
Publicidade