Rios assoreados em vários pontos do município preocupam a comunidade

quarta-feira, 08 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Rios assoreados em vários pontos do município preocupam a comunidade (Fotos: Verone Barros )
Rios assoreados em vários pontos do município preocupam a comunidade (Fotos: Verone Barros )

A falta de limpeza e dragagem dos rios Bengalas e Córrego Dantas vem preocupando moradores de diversos pontos de Nova Friburgo. A redação de A VOZ DA SERRA tem recebido uma série de queixas quanto ao assoreamento desses rios em vários trechos, o que deixa a população apreensiva quanto ao risco de transbordamentos e enchentes durante a temporada de chuvas.  

Em recente e-mail encaminhado ao jornal, um leitor também observa que a derrubada da barragem da antiga Cenf, localizada próximo ao Alto do Catete, é outro fator que vem contribuindo para o assoreamento. Isso porque o leito do rio naquele trecho continua repleto de pedras provenientes do serviço de corte de rocha realizado no início deste ano. Passados mais de seis meses, as pedras permanecem no local e podem contribuir para a incidência de alagamentos. 

O e-mail enviado pelo leitor questiona ainda a forma como estão sendo realizadas as obras de contenção e canalização do Rio Bengalas no distrito de Conselheiro Paulino. Segundo ele, a construção dos muros de contenção em um grande trecho das Avenidas Brasil e Governador Roberto Silveira já foi concluída, mas o excesso de terra permanece ao longo do rio. "Diante do quadro crítico, saliento a necessidade de intervenção do Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente). Afinal, perguntar não ofende: a quem cabe o papel de fiscalizar essas obras?”, desabafa Verone Barros. 

A exemplo dele, outros leitores também têm entrado em contato com o jornal solicitando que seja feito com urgência um trabalho de limpeza e dessassoreamento do Rio Bengalas e do Córrego Dantas. A maioria dos apelos vem acompanhada de preocupação quanto à chegada das chuvas de verão e o alto risco de transbordamento dos rios caso não sejam dragados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Rios | assoreamento | leitor
Publicidade