Reviravolta no resultado dos desfiles do carnaval de Friburgo

Bloco de enredo Bola Branca perde um décimo e agora divide o título com Globo de Ouro
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
por Guilherme Alt
O desfile do Globo de Ouro este ano: agora empatado com Bola Branca (Arquivo AVS)
O desfile do Globo de Ouro este ano: agora empatado com Bola Branca (Arquivo AVS)

“Todo carnaval tem seu fim”, diz o título de uma canção dos Los Hermanos, mas em Friburgo, a folia deste ano ainda tem dado o que falar. Isso porque a Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf), anunciou na tarde da última quarta-feira, 21, uma mudança no resultado dos desfiles dos blocos de enredo após um balanço dos desfiles deste ano e análise de documentação. O Bola Branca foi penalizado com a perda de um décimo por descumprir o regulamento. A perda do décimo era exatamente a diferença que decretou a agremiação do Catarcione tricampeã do carnaval de Nova Friburgo, em relação ao segundo colocado, o Globo de Ouro. Com a mudança na pontuação, o Bola Branca continua sendo o atual campeão entrte os blocos de enredo, mas agora divide o título com o Globo de Ouro.

De acordo com o presidente da Liesbenf, José Carlos Espíndola, o bloco do Catarcione descumpriu o artigo 15 do regulamento do desfile, assinado pelos quatro presidentes de blocos de enredo, que prevê "a concentração dos blocos de enredo na Avenida Alberto Braune, no trecho entre as esquinas com as ruas Duque de Caxias e Moisés Amélio, utilizando também parte da Rua Comandante Ribeiro de Barros (antiga Rua do Arco). O regulamento prevê ainda que o primeiro bloco a desfilar deve se concentrar a partir da área de armação. Os blocos de enredo, portanto, devem se concentrar de acordo com a ordem de desfile com pelo menos duas horas de antecedência à sua apresentação.

O horário dos blocos desfilarem este ano no sábado de carnaval (último dia 10) era “das 21h às 22h, Globo de Ouro; das 22h30 às 23h30, Raio de Luar; da 0h à 1h, Unidos do Imperador e da 1h30 às 2h30, Bola Branca”. De acordo com a Liga, os carros alegóricos do Bola Branca chegaram ao local por volta da 1h47 da madrugada.

“A Liga geralmente faz um balanço pós carnaval e essa documentação chegou para nós após a apuração. Nós analisamos o documento e vimos que o Bola Branca não cumpriu com um dos quesitos e por isso foi penalizado com a perda de um décimo. Sendo assim, o resultado dos blocos de enredo agora tem o Bola Branca e o Globo de Ouro como os campeões”, reforçou o presidente da Liesbenf.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade