“Retorno para o turismo será maior que o investimento”, diz secretário

Nauro Grehs fala sobre os preparativos para o revezamento no próximo sábado em Nova Friburgo
sábado, 23 de julho de 2016
por Alerrandre Barros
O secretário de Turismo Nauro Grehs afirma que vai trabalhar em parceria com o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
O secretário de Turismo Nauro Grehs afirma que vai trabalhar em parceria com o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Quase dois anos depois do início dos preparativos, o secretário municipal de Turismo, Nauro Grehs, não tem a menor dúvida de que a passagem da tocha olímpica por Nova Friburgo é uma oportunidade não só para alavancar o setor turístico na cidade, mas também para mudar as imagens que persistem no imaginário de muitas pessoas sobre a cidade que foi devastada pela chuva e a lama em janeiro de 2011.

“Parece repetitivo falar da tragédia, mas, cinco anos depois, pessoas de fora da cidade ainda me perguntam se a Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, foi recuperada ou se o teleférico foi reconstruído em outro morro. Para nós que vivemos na cidade, isso parece um exagero, mas as imagens da tragédia ainda estão vivas na memória de muitas pessoas. Não queremos apagar isso, mas mostrar que Friburgo se recuperou”, disse o secretário, há uma semana do revezamento da chama olímpica na cidade. 

A partir da próxima quarta-feira, 27, um comboio com cerca de 20 carros com parte da equipe do comitê Rio 2016 e dos patrocinadores, responsáveis pela organização do evento, começa a desembarcar na cidade junto com agentes da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança.

Nauro Grehs estima que mais de 20 mil pessoas assistirão a passagem da tocha olímpica, no próximo dia 30 ao longo de 12,5 quilômetros no eixo Ponte da Saudade-Duas Pedras-Olaria, e o retorno será maior que investimento feito pela prefeitura no evento.  

“Fizemos alguns cálculos e só a equipe que virá deve deixar R$ 150 mil em Friburgo. Isso sem levar em conta os gastos dos turistas. Eu não tenho dúvidas de que o evento atrairá um grande público. O comércio estará aberto, os restaurantes também estarão funcionando e já sei que os hotéis estão com 100% dos quartos ocupados ou reservados. O legado que esse evento deixará para o setor turístico de Friburgo só conseguiremos mensurar a longo prazo, mas tenho boas expectativas”, disse o secretário.  

Na última semana, A VOZ DA SERRA mostrou que a Prefeitura de Nova Friburgo deve gastar mais de R$ 50 mil com o revezamento da tocha. Já foram anunciadas despesas com a compra de um exemplar da tocha, a locação de sonorização e iluminação, máquina de papel e canhão de luz seguidor, locação de banheiros públicos e grades de contenção, além de serviços de conservação em ruas e avenidas, a instalação de sinalização e nova pintura em trechos dos 12,5 quilômetros do percurso do revezamento entre a Ponte da Saudade e a Via Expressa. 

A Secretaria de Turismo pretende aproveitar ao máximo os jogos olímpicos e paralímpicos no Rio de Janeiro para atrair turistas para Nova Friburgo. Em parceria com o Convention Bureau, Nauro disse que vai desenvolver ações de marketing para chamar a atenção dos cariocas e daqueles turistas que desejarem subir a serra para fugir um pouco da agitação da capital. O secretário também vai convidar jornalistas estrangeiros para conhecer a cidade.

“Vamos realizar duas ‘press trip’ com os jornalistas neste período. A ideia é mostrar os potenciais da cidade, como o ecoturismo, a gastronomia, nossa rota cervejeira, os polos de moda íntima, enfim, mostrar a cidade após a catástrofe noticiada no mundo inteiro”, explicou o secretário. 

Mais de mil colaboradores — entre agentes da Guarda Municipal, do Tiro de Guerra, do Sanatório Naval e da Cruz Vermelha — foram selecionados pela prefeitura e irão se unir ao grupo para tirar do papel os preparativos para o revezamento da tocha no próximo sábado. 

Chegada da tocha já muda a cara da cidade 

A importância do evento já pode ser medida pelas mudanças trazidas à paisagem friburguense. Espaços públicos e particulares do município se preparam para a passagem da chama com cartazes e faixas. Destaque para o banner com o símbolo da Rio 2016 instalado recentemente no estacionamento de um hotel no centro da cidade. 

Réplicas da tocha, como a colocada em uma tradicional padaria, também estão atraindo a atenção de muita gente. Até mesmo o chafariz da Praça Getúlio Vargas ganhou uma nova pintura, como parte dos preparativos para a chegada da tocha. 

O percurso da chama olímpica em Nova Friburgo começará às 15h15. O trajeto começará na Ponte da Saudade e terá várias atividades e atrações culturais em movimentados endereços como as avenidas Alberto Braune, Euterpe Friburguense e Galdino do Valle, as praças  Getúlio Vargas, 1º de Maio e Marcílio Dias, as ruas Mac Niven, Moisés Amélio e General Osório. A tocha também passará por símbolos turísticos, como o teleférico e o Country Clube, encerrando o trajeto em Olaria, no parque de eventos da Via Expressa. Cerca de 60 pessoas devem carregar tocha. A chama passará a noite em Nova Friburgo e, no dia 31, seguirá para Cordeiro.

A tocha foi acesa no dia 3 de maio, em Brasília, onde iniciou seu amplo percurso pelo país, que totalizará 327 cidades brasileiras, selecionadas com base em critérios logísticos, turísticos e culturais. A jornada termina em 5 de agosto, no Rio de Janeiro, quando será realizada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Maracanã.  

  • Banner com o símbolo da Rio 2016 instalado no estacionamento de um hotel no centro da cidade (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Banner com o símbolo da Rio 2016 instalado no estacionamento de um hotel no centro da cidade (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

  • Nova Friburgo já está no clima da chegada da tocha. Uma réplica colocada por um dos patrocinadores da Rio 2016 chama a atenção em uma padaria no Centro (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Nova Friburgo já está no clima da chegada da tocha. Uma réplica colocada por um dos patrocinadores da Rio 2016 chama a atenção em uma padaria no Centro (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Tocha Olímpica
Publicidade