Reta final para declaração do Imposto de Renda

Prazo para entrega dos documentos termina no próximo dia 28
quinta-feira, 20 de abril de 2017
por Guilherme Alt
Reta final para declaração do Imposto de Renda

Termina no próximo dia 28 o prazo para envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2017. De acordo com dados da Receita Federal, o volume de entrega ainda é baixo. Até as 18h da quarta-feira, 19, cerca de 14 milhões de declarações haviam sido entregues. A expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes enviem o documento.

Os escritórios de contabilidade estão montando ações especiais para agilizar a demanda. A multa mínima para o contribuinte que não entregar no prazo é de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do valor total do imposto devido.

Segundo o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota, ainda dá para fazer a declaração com calma e analisando qual o melhor tipo de declaração que será entregue, se a completa ou a simplificada. “Declaração completa é na qual podem ser utilizadas todas as deduções legais, desde que comprovadas. É interessante para quem tem dependentes, altos gastos médicos, com educação e previdência privada. Já a declaração simplificada é a qual se utiliza o desconto de 20% dos rendimentos tributáveis. Este desconto substitui todas as deduções legais da declaração completa”, explica.

De acordo com o diretor, caso faltem documentos há uma última dica: “Envie a declaração incompleta e faça uma retificadora o mais rápido possível”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Imposto de Renda
Publicidade