Representantes da UFF fazem visita à Fábrica Ypu

Autoridades recebem os visitantes e manifestam expectativa de implantação da universidade na antiga indústria
quarta-feira, 16 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Representantes da UFF fazem visita à Fábrica Ypu
Representantes da UFF fazem visita à Fábrica Ypu

No início da tarde de sexta-feira, 11, o prefeito Sérgio Xavier, o deputado Rogério Cabral (PSD), o deputado federal Glauber Braga (PSB) e vereadores recepcionaram representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), como o prefeito universitário Mário Ronconi, a chefe de gabinete Martha de Luca e a consultora técnica Maria Ieda Diniz, no condomínio industrial da Fábrica Ypu. O grupo veio fazer uma visita técnica para conhecer as dependências da antiga fábrica.

Antes de entrar no prédio, as autoridades friburguenses colocaram os visitantes a par da situação da fábrica, seu patrimônio e situação econômica, como a dívida de impostos e possíveis isenções para facilitar a implantação da UFF. O procurador da Associação dos Funcionários da Nova Fábrica Ypu, advogado Rui Guimarães, se juntou à comitiva e mostrou as instalações aos visitantes.

Só para se ter uma ideia do patrimônio da Fábrica Ypu, seu terreno se estende por 350 mil m² de área total e 42 mil m² de área construída, dos quais apenas 30% estão ocupados com novas empresas.

O vereador Cláudio Damião (PT) comentou que a visita era um desdobramento das discussões e debates sobre a questão. Ele mesmo já esteve na sede da universidade, no início do ano, onde se encontrou com o reitor, professor Roberto de Souza Salles, abordando justamente a expansão das atividades da UFF na cidade. Ele destacou a participação do deputado federal Glauber Braga, que resultou nessa primeira visita que, para o vereador do PT, foi muito proveitosa, mesmo sem se saber ainda o resultado.

O vereador Pierre Moraes (PDT) também tem mantido contatos com autoridades em Brasília, no estado e em Nova Friburgo, além do reitor da UFF, na tentativa de unir forças em prol da implantação da universidade na Ypu. A visita causou-lhe a melhor das impressões e ele acha que “Nova Friburgo está no caminho certo”. O vereador, que também é professor, quer o envolvimento de pais, alunos e toda a sociedade para que se manifestem a favor da causa, que significa desenvolvimento e será responsável por manter o capital pensante na cidade. Ele acredita que o relatório da UFF sobre a visita saia em 15 dias.

Isenção de impostos municipais – Para o prefeito Sérgio Xavier a visita dos representantes da UFF significava mais um avanço no processo de implantação da universidade no prédio da Fábrica Ypu. “A Prefeitura abre as portas no sentido de enviar à Câmara uma solicitação de isenção de impostos municipais para que a UFF se instale aqui. A gente sabe o que o governo federal já fez, o que o governo do estado também já fez, agora falta a UFF definir qual espaço que ela pretende utilizar para que a Prefeitura se mobilize e envie à Câmara um projeto especifico”, comentou o prefeito.

O prefeito foi bem claro ao dizer que não pode isentar a Fábrica Ypu dos tributos, mas pode isentar a UFF. “De nossa parte, vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que esse processo caminhe o mais rápido possível. A visita mostra o interesse que a UFF tem de se expandir em Nova Friburgo”, comemorou.

O interesse das autoridades e demais envolvidos na questão da instalação da UFF na fábrica, deixou o deputado estadual Rogério Cabral empolgado. Isto porque, a se confirmar, a vinda da universidade para Nova Friburgo consolida sua imagem de cidade universitária, fato já evidenciado pela presença de três estabelecimentos de ensino privado e dois de ensino público. Tal fato ajuda, consequentemente, no progresso de toda a região, segundo ele.

“O governo do estado também está junto. O vice-governador Pezão esteve aqui e também está trabalhando nesse projeto. Hoje, município, estado e governo federal trabalham com o mesmo objetivo, que é trazer a UFF para a Ypu, ampliando o número de cursos em nossa cidade, incluindo a parte médica.”

UFF e Uerj na Ypu – O deputado federal Glauber Braga também aguarda a expansão do polo de Nova Friburgo no espaço da fábrica, com a expectativa de mudanças significativas para a cidade. “Afinal, um espaço que ao longo da história ficou abandonado pode, agora, beneficiar Nova Friburgo e região. A revitalização da cidade começa por aqui”, afirmou.

Glauber destacou o caráter técnico da visita dos representantes da UFF e o futuro projeto do Executivo para o Legislativo friburguense, concedendo anistia às áreas a serem utilizadas pela universidade. Depois, segundo ele, será feito o projeto de adjudicação, para que judicialmente a UFF possa assumir o prédio da Ypu.

A universidade funciona em Nova Friburgo com os cursos de odontologia, biomedicina e fonoaudiologia. O espaço atualmente ocupado, segundo Glauber, não comporta mais a demanda existente e na fábrica poderá ser feita a ampliação das atividades, inclusive uma parceria com a Uerj, que também funciona num imóvel alugado e igualmente poderá ampliar suas atividades.

Conforme adiantou Glauber, a Uerj demonstrou interesse em fazer parceria com a UFF futuramente para também ocupar a Ypu. Para o deputado federal, o lugar é totalmente viável para abrigar as duas universidades públicas. “Um espaço físico dessa natureza dificilmente se encontra em qualquer município, ainda mais com a possibilidade de instalação de uma universidade. Estou confiante e acho que essa visita será positiva.”

Para o prefeito universitário Mário Ronconi, inicialmente a intenção é verificar as instalações da fábrica e o quanto dela pode ser ocupada. “Nós sabíamos que era uma área muito extensa, mas não tínhamos ideia das condições das instalações. Estamos fazendo uma visita simplesmente técnica, a primeira”, frisou Mário, externando o fato de que ainda não há nenhum projeto definitivo para o local.

Ronconi esclareceu que há apenas a possibilidade de expansão da UFF em Nova Friburgo. Ele não definiu em quanto tempo sairá o resultado dessa visita. A questão será levada ainda ao reitor, professor Roberto de Souza Salles, que não pode estar presente. “Este é apenas o início de um processo”, finalizou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: UFF | Fábrica Ypu | Sérgio Xavier | Rogerio Cabral
Publicidade