Renato Bravo é o novo presidente da Agenda 21 Local

Recuperação do meio ambiente em Friburgo é uma das prioridades do governo, afirmou prefeito
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Renato Bravo recebe lembrança oferecida pela coordenadora da Agenda 21 Local de Nova Friburgo, Maria Aparecida Paulina da Silva (Foto: João Luccas Oliveira)
Renato Bravo recebe lembrança oferecida pela coordenadora da Agenda 21 Local de Nova Friburgo, Maria Aparecida Paulina da Silva (Foto: João Luccas Oliveira)

O prefeito Renato Bravo foi eleito o novo presidente da Agenda 21 Local de Nova Friburgo. A solenidade de posse do cargo aconteceu na última semana e reuniu diversas autoridades friburguenses, representantes do Comitê das Agendas 21 na Região do Conleste (ComARC) e sociedade civil, no auditório do Centro Administrativo César Guinle, em frente à Prefeitura.

Em seu discurso de posse, Renato Bravo agradeceu pela oportunidade de participar da ação e afirmou acompanhar o trabalho desenvolvido pela Agenda 21 no município. “Acompanho há muito tempo o trabalho sério e responsável da Agenda 21. E nós temos como uma das prioridades no nosso governo a recuperação de Nova Friburgo no aspecto ambiental. Por isso eu vou contar muito com todos vocês. Eu só acredito em projetos de sucesso com a participação da população. E isso vale para tudo: cultura, turismo, meio ambiente, enfim, todas as áreas que são envolvidas num governo com uma política pública séria”, declarou o prefeito.

A responsável por dar a posse ao novo presidente foi a atual coordenadora da Agenda 21 Local e membro da Associação de Moradores da Travessa Bonsucesso, localizada entre os bairros Vila Amélia e Vale dos Pinheiros, Maria Aparecida Paulina da Silva. “Estou super feliz em dar posse ao prefeito Renato Bravo na presidência da Agenda 21 Local Nova Friburgo. Espero que a gente possa contar com o senhor nas nossas ações, porque a Agenda 21 é um braço da Prefeitura. O que nós queremos é o bem do município de Nova Friburgo e um ambiente com melhor qualidade de vida para todos. Acho que todos aqui têm essa mesma intenção”, disse.

Além de Maria Aparecida e Renato Bravo, compuseram a mesa a presidente e o secretário da ComARC, Angela França e Mauro Paes; o secretário municipal de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori; o  secretário municipal de Turismo, Wilton Neves; o secretário municipal de Meio Ambiente e presidente da ComARC, Alexandre Sanglard; e a coordenadora do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Edna Veiga.

A Agenda 21

Criada em junho de 1992, no Rio de Janeiro, como resultado da “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento” – Rio 92, a Agenda 21 pode ser definida como um “instrumento de planejamento participativo visando o desenvolvimento sustentável”, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Para a eficiência da iniciativa no âmbito municipal, foi criada a Agenda 21 Local. O processo de planejamento participativo foca em um determinado território implantando, ali, um Fórum de Agenda 21.

Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazo. No Fórum também são definidos os meios de implementação e as responsabilidades que competem tanto ao governo quanto aos demais setores da sociedade local envolvidos no acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

A Agenda 21 Brasileira é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira. Foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 (CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue à sociedade, por fim, em 2002.

A Agenda 21 Local é o processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade