Renata Rivera estreia coluna "Meu Bairro Sustentável"

"Convite feito, convite aceito!", diz a nova colunista de A VOZ DA SERRA
terça-feira, 22 de agosto de 2017
por Renata Rivera
Renata Rivera, a nova colunista (Arquivo AVS)
Renata Rivera, a nova colunista (Arquivo AVS)

Convite feito, convite aceito!

É com muita satisfação que inicio a minha primeira coluna para este renomado jornal, nosso querido A VOZ DA SERRA! Será um privilégio sempre às terças-feiras falar um pouco sobre assuntos tão relevantes como a sustentabilidade. Parabéns à diretora Adriana Ventura por abrir as portas para a instrução nesse assunto essencial a nossa existência, porém, tão esquecido por representantes de quase todos os segmentos desse país.

A partir de hoje poderemos oferecer ao leitor mais informações sobre a sustentabilidade, o que significa, quem deve aderir a ela, e por quê. Também daremos dicas de como nos tornarmos sustentáveis sem deixar de consumir e sem nos isolar do convívio com a sociedade capitalista.

Além disso, teremos a oportunidade de falar sobre o andamento do Projeto Socioambiental Meu Bairro Sustentável, que foi o motivador para o convite para ser colunista no jornal.

Sustentabilidade

A sustentabilidade, assunto em alta, frequentemente mencionado.

Porém, muito se fala e pouco é colocado em prática. Como funciona a sustentabilidade no meio ambiente, na empresa e nas casas? Será que as pessoas sabem o que realmente significa?

Vamos iniciar então conhecendo o conceito. Etimologicamente, a palavra é de origem latina, “sustentare”, que significa sustentar, conservar, apoiar. Uma definição que eu gosto muito é “saber usar para nunca faltar”. É simples e de fácil entendimento. Eu gosto de usá-la nas escolas e também com pessoas que desconhecem totalmente o assunto.

É uma forma simples de dizer que é o “desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.” Conforme a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas, esse é o conceito de desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade também pode ser entendida como uma cosmovisão, ou seja, a maneira como interpretamos o mundo em que vivemos e o modo como exercitamos nossos papéis em sociedade ou individualmente. Para ficar mais fácil, imaginemos alguém que precisa de óculos para enxergar melhor, então, a sustentabilidade faz o papel desses óculos, pois nos permite enxergar mais e melhor a realidade que estamos inseridos.

Informações sobre a sustentabilidade no mundo

O Brasil precisa se esforçar (e muito) para elevar sua posição no ranking de países mais sustentáveis do mundo. De acordo com o Country SustainabilityRanking, o Brasil está na 50ª posição, perdendo para países como a Malásia, Cazaquistão e Filipinas, e ficando à frente apenas de países como a Índia, El Salvador, Tailândia, China, Vietnã, Venezuela, Nigéria e Paquistão. Os países que ocupam as primeiras posições são: Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Suíça.

Segundo o IBGE, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável apontaram que “embora o país tenha evoluído nos principais aspectos socioambientais avaliados, ainda há um longo caminho para percorrer rumo ao desenvolvimento sustentável, sobretudo na preservação da biodiversidade.” E diz ainda que “as desigualdades socioeconômicas e os impactos ao meio ambiente ainda são grandes em todo o país, o que compromete o desenvolvimento sustentável do Brasil[...] e ainda existem grandes desafios ambientais a serem superados no país, sobretudo quando o assunto é degradação dos ecossistemas e perda de biodiversidade.” 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente | sustentabilidade
Publicidade