Reforma do centro cirúrgico do Raul Sertã é concluída

Central de esterilização volta a funcionar na próxima semana e cirurgias de eletivas serão retomadas este mês, afirma prefeitura
quinta-feira, 17 de agosto de 2017
por Alerrandre Barros
Reforma do centro cirúrgico do Raul Sertã é concluída

As obras de reforma e adequação do centro cirúrgico e da central de esterilização do Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, foram concluídas, informou nesta quinta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde. As cirurgias eletivas, suspensas desde junho, devem, portanto, ser retomadas ainda este mês.

“Sabemos que não vamos fazer tudo do dia para a noite. Mas a felicidade em dizer que temos hoje um centro cirúrgico com 100% das exigências feitas pela Vigilância Sanitária cumpridas e elogiadas pelo órgão, é motivo de muito orgulho para todos nós. Agora vamos começar a planejar o retorno das cirurgias eletivas no Hospital Raul Sertã”, declarou a subsecretária executiva de Saúde, Michelle Silvares.

Entre as adequações, foi feito o redesenho do fluxo e dos processos de trabalho e a remontagem de cinco salas do centro cirúrgico. As paredes foram descascadas, emassadas e pintadas novamente. O lavatório cirúrgico foi substituído por um com acionamento automático e o repouso pós-anestésico também foi repintado e teve, segundo a prefeitura, todos os equipamentos reparados.

De acordo com a Secretaria de Saúde, representantes da Vigilância Sanitária Estadual fizeram nova vistoria no espaço, após a conclusão das obras, e, nesta semana, verificaram que todas as exigências feitas pelo órgão foram cumpridas. Na próxima terça-feira, 22, será emitida o laudo de desinterdição da central de esterilização. O documento será apresentado ao Ministério Público e os espaços deve começar a ser reutilizados.

A Vigilância Sanitária interditou a Central Esterilização do hospital em junho, atendendo a uma solicitação do MP, em Nova Friburgo, que havia recomendado a suspensão das cirurgias eletivas (sem caráter de urgência) a partir de denúncia de cirurgiões que trabalham na unidade. Eles teriam sido pressionados a operar pacientes sob circunstâncias que poderiam elevar a incidência de complicações operatórias infecciosas. O Cremerj também investiga o caso.

Desde então, somente cirurgias de emergências estavam sendo realizadas no hospital. Alguns pacientes tiveram se que transferidos para outras unidades da região, enquanto outros ainda aguardam por uma cirurgia. A esterilização para os procedimentos de urgência ou emergência está sendo feita nos hospitais São Lucas e Unimed, medida que também estava sendo investigada pela Promotoria.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | hospital
Publicidade