Reforço do Atlético-PR, friburguense Galhardo busca sequência de jogos

Jogador atingiu o auge em 2015, quando defendeu o Grêmio e foi eleito um dos melhores de sua posição no Campeonato Brasileiro
quinta-feira, 21 de julho de 2016
por Vinicius Gastin
Em novo clube, Rafael Galhardo busca o recomeço na carreira
Em novo clube, Rafael Galhardo busca o recomeço na carreira

Uma das revelações de maior sucesso do futebol friburguense nos últimos anos, Rafael Galhardo vai vestir a camisa de mais um importante clube do Brasil. Depois de passar por Flamengo, Santos, Bahia, Grêmio, dentre outros, o lateral direito acertou nesta semana com o Atlético-PR. A oportunidade de defender o Furacão, inclusive, é encarada como uma oportunidade de recomeço na carreira.

Galhardo atingiu o auge em 2015, quando defendeu o Grêmio e foi eleito um dos melhores de sua posição no Campeonato Brasileiro. Cogitou-se, inclusive, uma chance na Seleção Brasileira, que acabou não se concretizando. Muito em função, é verdade, da passagem frustrada pela Bélgica. 

O friburguense ajudou a levar o Tricolor gaúcho à Taça Libertadores, mas não ficou para disputar o torneio continental. Ele pertencia ao Santos e foi vendido ao Anderlecht, da Bélgica, por 1 milhão de euros (na época, R$ 4,4 milhões). No velho continente, entretanto, jogou apenas uma vez nesta temporada.

“Eu venho de um período sem jogar. Às vezes, fazia amistosos, jogava com o segundo time lá, mas é claro que, em nível alto, eu estou há muito tempo sem jogar. Conversei com o Paulo (Autuori), com a preparação física, acho que preciso desta semana ou um pouco da outra para poder estar bem fisicamente, estar no nível de todos que estão aí”, disse em entrevista coletiva nesta semana.

Por esse motivo, Galhardo aposta em nova vida no Paraná, em busca da regularidade de atuações. O jogador, hoje com 24 anos, teve a maior sequência de sua carreira exatamente quando defendia o Grêmio, por empréstimo, no ano passado — disputou 49 partidas e marcou dois gols. 

“Susto” na Bélgica

O sonho de jogar na Europa e a possibilidade de jogar uma Champions League (competição da qual o Anderlecht participa com frequência) motivaram Galhardo a aceitar o desafio na Bélgica. No entanto, logo nos primeiros meses no futebol europeu, o jogador sofreu com alguns sustos. Explosões no Aeroporto Internacional de Zaventem e na estação de metrô Maelbeek, em Bruxelas, que mataram mais de 30 pessoas, levaram o jogador a cogitar a volta ao Brasil já naquela época.

“Fui treinar normalmente de manhã. Via muita polícia, muitas ambulâncias na rua, mas não sabia o que estava acontecendo. Quando cheguei no Centro de Treinamento, o pessoal avisou, todo mundo muito preocupado com as coisas que estão acontecendo, com familiares e tudo”, falou em entrevista ao canal SporTV, no dia 22 de março, logo após os atentados.

Além do clima de insegurança, problemas internos entre o técnico e a diretoria atrapalharam o trabalho de Rafael Galhardo no clube belga. Como consequência, o friburguense teve apenas uma chance, e atuou os 90 minutos na vitória de seu time sobre o Sint-Truiden por 2 a 1, no dia 29 de janeiro, pelo campeonato belga. O jogador, portanto, não disputa uma partida oficial há mais de cinco meses.

Rafael Galhardo assinou contrato de empréstimo com o Atlético-PR até 30 de junho de 2017. Ele e Léo (experiente jogador, com passagem pelo Flamengo), titular nas últimas partidas, disputam a vaga entre os 11. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade