Rede da Democracia: união histórica em prol do eleitor friburguense

Debate entre os candidatos a prefeito teve grande audiência, com cobertura de televisão, rádio, internet e jornal
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
por Márcio Madeira
Os candidatos se confrontaram domingo no estúdio da Zoom em debate mediado pelos apresentadores da TV, Anne Lise Ruiz e José Modesto Arouca. Gabriel Ventura, vice-diretor de A VOZ DA SERRA, e Leonardo Asth, da Nova Friburgo AM, ficaram satisfeitos com o bom resultado da parceria (Foto: Márcio Madeira)
Os candidatos se confrontaram domingo no estúdio da Zoom em debate mediado pelos apresentadores da TV, Anne Lise Ruiz e José Modesto Arouca. Gabriel Ventura, vice-diretor de A VOZ DA SERRA, e Leonardo Asth, da Nova Friburgo AM, ficaram satisfeitos com o bom resultado da parceria (Foto: Márcio Madeira)

O primeiro debate transmitido ao vivo entre os candidatos a prefeito de Nova Friburgo nas eleições 2016 quebrou recordes de audiência para uma transmissão municipal, e apresentou as principais propostas de governo à fatia expressiva da população, na noite do último domingo, 25.

Resultado da união de esforços entre três dos mais tradicionais veículos de comunicação da cidade - TV Zoom, Rádio Nova Friburgo AM e jornal A VOZ DA SERRA -, a Rede da Democracia não apenas uniu esforços para a realização do evento, mas também para sua promoção e cobertura, alcançando e unindo o público das mais variadas mídias.

Ainda que o acompanhamento por televisão seja difícil de ser quantificado, sobretudo quando se sabe que ainda é grande o número de ligações clandestinas na rede de transmissão a cabo, as 16 mil visualizações no aplicativo de celular da TV Zoom registradas até a manhã desta segunda-feira, 26, parecem ser um bom termômetro do nível de interesse que o evento despertou junto à população. 

A mesma constatação pode ser obtida, por exemplo, quando se leva em consideração que a página do jornal A VOZ DA SERRA na internet chegou a ter mais de 1.700 visualizações simultâneas durante a realização do debate.

E essa audiência ainda pode aumentar, uma vez que o conteúdo integral pode ser visto no YouTube ou através do aplicativo de celular da TV Zoom e ainda no site de A VOZ DA SERRA, clicando aqui.

Dividido em cinco blocos de formatos distintos, o debate contou com perguntas formuladas pelas equipes de jornalismo dos três veículos, e priorizou a objetividade ao determinar menos tempo para que os candidatos pudessem expressar suas opiniões a respeito dos temas propostos.     

Somente no terceiro e no quarto blocos, que compreenderam perguntas feitas entre os candidatos — primeiro através de sorteio dos temas, e depois com liberdade de escolha - é que o clima esquentou, e a comissão formada pela OAB para julgar os pedidos de direito de resposta teve mais casos sobre os quais deliberar.

“Esperamos ter ajudado o eleitor da cidade a votar conscientemente, não apenas através da realização do debate, mas também com a publicação da extensa sabatina com os candidatos. Os veículos que compuseram a Rede da Democracia saem fortalecidos da experiência, e esperamos que ela possa se repetir ainda muitas vezes no futuro”, resumiu a diretora de A VOZ DA SERRA, Adriana Ventura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eleições 2016
Publicidade