Radiológica tem novo aparelho de tomografia computadorizada

Além do diagnóstico preciso, equipamento oferece rapidez, conforto e mais segurança aos pacientes
quinta-feira, 07 de dezembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
O novo tomógrafo (Foto: Daniel Marcus)

A Radiológica, clínica de diagnósticos por imagem em Nova Friburgo, deu um enorme passo para a melhoria no atendimento aos seus pacientes. Referência em tecnologia de ponta em todo o estado, a clínica inaugurou recentemente um novo aparelho de tomografia computadorizada. Além de um diagnóstico preciso, o equipamento oferece rapidez nos exames, conforto e mais segurança aos pacientes.

Considerado pelos médicos especialistas como um dos mais modernos e confiáveis métodos de diagnóstico por imagem do mundo, o tomógrafo gira em volta do paciente fazendo radiografias transversais do corpo e consegue realizar até 128 imagens por minuto, número muito maior do que outros equipamentos comuns. As radiografias são convertidas em imagens, chamadas cortes tomográficos, e formam na tela do computador um quadro completo dos órgãos e estruturas internas do corpo do paciente.

O aparelho permite que o médico, por exemplo, veja uma imagem 3D das artérias coronárias -- vasos responsáveis pela chegada de oxigênio e outros nutrientes ao músculo cardíaco (miocárdio). Durante o exame, que leva poucos segundos, o coração é localizado e nele injetado um contraste para que as artérias possam ser visualizadas num monitor. O tomógrafo detecta calcificações e obstruções nas paredes das artérias, tornando possível as previsões para tendências de infarto. Também por conta da alta definição das imagens e da variedade de recursos disponíveis aos médicos, os exames são mais detalhados e precisos. Além disso, a velocidade diminuiu em até 40% a radiação do aparelho.

De acordo com o médico responsável pelo tomógrafo, Fernando Palma Filho (foto), os exames podem auxiliar diretamente na escolha de terapias mais rápidas para a população. “O tomógrafo é capaz de realizar exames de forma mais ágil e, sobretudo pela elevada qualidade técnica das imagens, praticamente elimina os incômodos resultados falsos negativos e, junto, os transtornos, gastos e preocupações causadas por eles”, afirma.

Para o cardiologista Raul Rosado Feijó, o equipamento trará inúmeros benefícios para a população. “Toda evolução tecnológica traz ganhos tanto para a área médica como para os pacientes e, como a Radiológica é uma clínica que atende pacientes de Nova Friburgo e cidades vizinhas, acredito que o tomógrafo irá ser de grande importância, na medida que vai agilizar e facilitar os diagnósticos”, pontua.

Ainda segundo  Raul (foto), os primeiros aparelhos de tomografia implantados em Nova Friburgo eram de apenas oito canais. “Um aparelho que gera oito informações por segundo serve para observar um órgão que está parado. Agora, com 128 canais, podemos analisar de forma exata um coração que está em movimento, isto é, a 80, 90 ou 100 batimentos por minuto”, explica ele, acrescentando: “É um aparelho completo!”. 

Além dos exames de coração, a tomografia computadorizada permite realizar de forma precisa exames no cérebro, tórax e ortopédicos. A rapidez na coleta das informações beneficia pessoas com dificuldade de se manter em uma só posição por um longo período de tempo. O equipamento oferece também vídeos de entretenimento para crianças e adultos. 

Em todo o estado do Rio de Janeiro existem apenas oito aparelhos de Tomografia Computadorizada de 128 canais. Com a aquisição do equipamento, a Radiológica passa a oferecer o que há de melhor no mundo em radiologia aos pacientes de Nova Friburgo e de toda a Região Serrana, não sendo mais necessário o deslocamento à capital para a realização de exames. A Radiológica fica na Rua General Osório, 147, Centro. Mais informações pelo site www.radiologica.com.br ou pelo telefone (22) 2519-9191. 

LEIA MAIS

Foram realizadas gratuitamente 231 consultas, com 36 procedimentos cirúrgicos, sábado no posto do Suspiro

Mutirão de dermatologistas do movimento Dezembro Laranja dará consultas gratuitas no posto do Suspiro

Emenda à Lei Orgânica, de autoria do Executivo e do MPT, pode proibir terceirização de toda atividade-fim no município

Publicidade
Agora Faz
TAGS: saúde