Queijo com artesanato

sexta-feira, 24 de outubro de 2008
por Jornal A Voz da Serra

Realmente vale a pena um passeio ao centro comercial da Queijaria Suíça, em Conquista. Para quem gosta de artesanato, então, o passeio vale ainda mais a pena. Isto porque, neste complexo turístico, ponto base do Circuito Turístico Tere-Fri, mais que os queijos ali fabricados se encontra o Pavilhão Irenée René Pegaitaz, da Associação Friburguense de Artesãos e Artistas Plásticos, a conhecida Associação Encanto e Arte. É a maior variedade de utensílios, peças e objetos decorativos, produtos artesanais personalizados, plantas e flores ornamentais encontradas em um só lugar.

Na Encanto e Arte são encontrados artigos de muito bom gosto, como o trabalho artesanal com cerâmica com alta temperatura de Marisa Poyares; bonecos, fantoches, peso de porta, dedoches (fantoches de dedo, parecido com uma luva), flores e imãs de geladeira de Rosa Tostes; artesanato mineral de Santa Maria Madalena, com bichinhos, peixes, cinzeiros, animais e adornos em geral feitos em pedras semipreciosas; arte rural, com trabalhos em madeira, casinhas, porta-vinhos, galinhas e baianinhas de pinha, cachepôs, cestas, de Inácio Nascimento; pintura em porcelana, jogos de café, pratos de parede, quadros, canecas, xícaras, porta-recados e agendas de Carolina Henriques; escultura e decoração de Lúcia Gomes e Helena; miniaturas de Manecken; sabonetes e aromatizantes de ambientes do Ateliê Essência da Terra, de Cláudia Lobo; bijuterias e bolsas de Marlene Pugga; trabalhos em madeira, porta-retratos, espelhos, adegas, porta-revistas e jornais, massageadores e porta-jóias de Márcio Vaconcellos; tricô, crochê, bordados, santos e oratórios de Maria de Lourdes Navi; artesanato franciscano, santinhos e bandeiras, de religiosos de Trajano de Morais; brasões de família, arte em pedra e prata boliviana e pintura em bauer de Tetê Moraes; trabalhos em madeira, raízes, flores desidratadas e pássaros de Mário Monteiro; flores, plantas, cachepôs e molduras para plantas do horto Conquista, e licor artesanal da Meia Lua, entre outros.

 

Encanto e Arte

Toda venda reverte uma porcentagem para a Associação Encanto e Arte, que funciona de quinta-feira a domingo e feriados, das 10h às 17h, com entrada franca. O endereço oficial é Estrada Friburgo-Teresópolis, km 49, a 18 quilômetros do centro de Nova Friburgo, anexo à Queijaria Suíça, no Pavilhão Irenée René Pegaitaz. O telefone é 2543-4201. Tem como presidente Marisa Poyares, secretária Carolina Henriques e tesoureira Rosa Tostes. Os associados comemoram os cinco anos da Associação Encanto e Arte no dia 20 de novembro e durante o mês de aniversário haverá muitas promoções.

Marisa é associada da Encanto e Arte desde a fundação e presidente há um ano. Ela sempre lidou com arte. “Faz parte da minha vida”, frisa. Museóloga, é aposentada do Museu Histórico Nacional, no Rio. Possui um sítio há muitos anos em Nova Friburgo. Fixou residência na cidade desde 1996, quando se aposentou. Dedicou-se à pintura e posteriormente a fazer cerâmica de alta temperatura, produzindo artesanalmente utilitários e peças decorativas. Tem seu ateliê no Cônego. As visitas e contatos para cursos devem ser agendadas pelos telefones 2528-3424 e 9912-7129.

 

Novos associados

A presidente enfatiza que a Associação Encanto e Arte está com inscrições abertas para novos associados. Basta que artesãos e artistas plásticos apresentem uma criação de sua autoria para apreciação dos associados. Isto porque há uma preocupação com o bom nível dos artigos. Se aprovada, a pessoa interessada tem direito a um ou dois estandes do pavilhão, mediante pagamento de uma mensalidade.

Os artigos têm boa aceitação entre os turistas que visitam a Associação Encanto e Arte. A maioria é da cidade do Rio de Janeiro. Sem contar os de Nova Friburgo, chegam também de Niterói e Teresópolis. Com o asfaltamento do trecho Lumiar-Casimiro de Abreu, do Circuito Serramar, aumentaram sobremaneira os turistas de Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio. É comum ainda visitas de turistas dos estados do Espírito Santo, São Paulo e estados do Sul do Brasil, além do exterior, com destaque para suíços, alemães, portugueses e franceses.

 

O complexo e o turismo

O centro comercial da Queijaria Suíça é o ponto base do Circuito Turístico Tere-Fri. Tem estacionamento próprio, que fica bem em frente ao Pavilhão Irenée René Pegaitaz, praticamente sugerindo ao turista iniciar a visita pela Encanto e Arte. Uma boa oportunidade de visitar o complexo é durante o festival do queijo que a Queijaria Suíça promove no período de 7 a 9 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Queijaria Suiça | Queijo | artesanato
Publicidade