Quase 200 mudas de ipês e quaresmeiras são plantadas no Terra Nova

Doação do Rotary de Teresópolis, com apoio dos cinco Rotary clubes de Friburgo, as futuras árvores são um presente para o bicentenário de Friburgo
sábado, 16 de setembro de 2017
por Guilherme Alt
Foto de capa
Uma das 200 mudas plantadas neste sábado no Terra Nova (foto: Henrique Pinheiro)

Na manhã deste sábado, 16, às 9h, os Rotary clubes Caledônia, Nova Friburgo, Imperador, Suspiro e Olaria, junto com o prefeito Renato Bravo e parte do secretariado, plantaram 200 mudas de ipês e quaresmeiras, doadas pelo Rotary Club de Teresópolis como presente pelos 200 anos da cidade, no condomínio Terra Nova, em Conselheiro Paulino.

Foi um evento patrocinado pelos Rotary clubes da cidade. A presidente do Rotary Nova Friburgo, Marcia Carestiato, disse que as mudas doadas são um belo presente para o bicentenário. “As 200 mudas representam os 200 membros dos cinco Rotary clubes da cidade e são um presente para o bicentenário de Friburgo. Nós temos uma preocupação com o meio ambiente e estamos fazendo a nossa parte”.

O prefeito Renato Bravo destacou: “Estamos dando continuidade ao reflorestamento da Mata Atlântica na cidade e queremos que Nova Friburgo seja um modelo de sustentabilidade. A ideia é que a cidade continue dando a devida importância para a questão do meio ambiente”.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Sanglard, com o reflorestamento do trecho do condomínio que beira o riacho, o Terra Nova dentro de alguns anos ganhará um bosque e, futuramente, uma área de lazer. “Queremos fazer um parque fluvial na região. As pessoas fazem caminhadas na beira do rio e por isso queremos deixar essa área com uma boa infraestrutura. Vamos ajeitar o campinho de futebol, serão instalados equipamentos de ginástica. O mais importante é resgatar a autoestima do moradores da região que vieram pra cá por frutos de uma tragédia.”

Ainda segundo Alexandre, o plantio das mudas trará benefícios não só para a população, que com o crescimento das árvores terá sombra e um espaço para divertimento, como também para a geografia do local. A mata ciliar será recuperada e é uma importante proteção para o rio.

Depois do plantio das mudas, haverá uma feijoada de companheirismo no Poivre Goumert - Espaço Arp.

LEIA MAIS

Novo convênio é apresentado ao governo municipal; foco do projeto agora será uma solução para a encosta atrás do Hospital São Lucas

Previsão de ventos com chegada de frente fria no fim de semana frustra planos de organizadores. Nova tentativa será feita no sábado 28

Homens detidos estavam limpando área de proteção ambiental perto do parque em Conquista

Publicidade
Agora Faz