Quase 200 mudas de ipês e quaresmeiras são plantadas no Terra Nova

Doação do Rotary de Teresópolis, com apoio dos cinco Rotary clubes de Friburgo, as futuras árvores são um presente para o bicentenário de Friburgo
sábado, 16 de setembro de 2017
por Guilherme Alt
Uma das 200 mudas plantadas neste sábado no Terra Nova (foto: Henrique Pinheiro)
Uma das 200 mudas plantadas neste sábado no Terra Nova (foto: Henrique Pinheiro)

Na manhã deste sábado, 16, às 9h, os Rotary clubes Caledônia, Nova Friburgo, Imperador, Suspiro e Olaria, junto com o prefeito Renato Bravo e parte do secretariado, plantaram 200 mudas de ipês e quaresmeiras, doadas pelo Rotary Club de Teresópolis como presente pelos 200 anos da cidade, no condomínio Terra Nova, em Conselheiro Paulino.

Foi um evento patrocinado pelos Rotary clubes da cidade. A presidente do Rotary Nova Friburgo, Marcia Carestiato, disse que as mudas doadas são um belo presente para o bicentenário. “As 200 mudas representam os 200 membros dos cinco Rotary clubes da cidade e são um presente para o bicentenário de Friburgo. Nós temos uma preocupação com o meio ambiente e estamos fazendo a nossa parte”.

O prefeito Renato Bravo destacou: “Estamos dando continuidade ao reflorestamento da Mata Atlântica na cidade e queremos que Nova Friburgo seja um modelo de sustentabilidade. A ideia é que a cidade continue dando a devida importância para a questão do meio ambiente”.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Sanglard, com o reflorestamento do trecho do condomínio que beira o riacho, o Terra Nova dentro de alguns anos ganhará um bosque e, futuramente, uma área de lazer. “Queremos fazer um parque fluvial na região. As pessoas fazem caminhadas na beira do rio e por isso queremos deixar essa área com uma boa infraestrutura. Vamos ajeitar o campinho de futebol, serão instalados equipamentos de ginástica. O mais importante é resgatar a autoestima do moradores da região que vieram pra cá por frutos de uma tragédia.”

Ainda segundo Alexandre, o plantio das mudas trará benefícios não só para a população, que com o crescimento das árvores terá sombra e um espaço para divertimento, como também para a geografia do local. A mata ciliar será recuperada e é uma importante proteção para o rio.

Depois do plantio das mudas, haverá uma feijoada de companheirismo no Poivre Goumert - Espaço Arp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos | Meio Ambiente
Publicidade