Quartel do 11º BPM vai ganhar viveiro em outubro

Espaço educandário em parceria com a empresa EcoModas permitirá cultivo de espécies nativas para reflorestamentos
sexta-feira, 29 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O local do viveiro
O local do viveiro

O 11º Batalhão da Polícia Militar (Nova Friburgo) também vai se engajar no movimento que pretende tornar a cidade cada vez mais verde, abrindo espaço para o desenvolvimento de mudas de espécies nativas para o reflorestamento de áreas degradadas e o aumento da cobertura vegetal. Isso será possível com a instalação, no quartel, de um viveiro educandário em parceria com a empresa EcoModas, que já desenvolve no município uma série de ações em defesa de um ambiente cada vez mais sustentável. O diretor da empresa, Alex Santos, foi recebido pelo comandante do Batalhão Tiradentes, coronel Eduardo Vaz Castelano, e sua equipe, para combinar a implantação do viveiro.

Alex explica que a ideia é propor mais uma alternativa ambiental para que as escolas de Friburgo possam levar seus alunos para vivências educativas relacionadas ao meio ambiente. Também discutiu-se sobre outro projeto ambiental liderado por Alex, denominado “Bomba de Sementes”. O empresário propôs que as tais bombas ecológicas (espécie de saquinhos com sementes) fossem fabricadas por presidiários e lançadas de helicóptero em toda a Região Serrana. A iniciativa, no entanto, requer o apoio operacional para criar um sistema de irrigação automatizado.

O comandante do 11º BPM foi bastante receptivo ao projeto de criação do viveiro e acredita que o projeto poderá ser colocado em prática no quartel já em outubro. O espaço destinado já contém uma estrutura de madeiras oriunda de outro projeto destinado à conscientização ambiental e educação no trânsito. O coronel Castelano informou que nos próximos dias, será realizada a limpeza do local e a aquisição de alguns dos materiais necessários à construção do viveiro que reutiliza cones de linhas de costura industrial vazios para o cultivo das mudas nativas da Mata Atlântica. As árvores são doadas para preservar nascentes e matas ciliares em Friburgo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade