Prouni, Sisu e Fies têm calendários divulgados

Primeiro processo seletivo do ano será do Sistema de Seleção Unificada, que começa já na próxima semana
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
por Karine Knust
Prouni, Sisu e Fies têm calendários divulgados

 Após o anúncio das notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, agora é a vez dos estudantes se prepararem para ingressar no ensino superior. Na quarta-feira, 18, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário dos processos seletivos que utilizam o resultado do Enem para acesso às universidades. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será o primeiro a abrir processo seletivo. As inscrições já começam na próxima terça-feira, 24, e vão até a sexta-feira, 27. Nesta edição serão oferecidas 238 mil vagas em 131 universidades federais e estaduais e institutos federais e estaduais. No cadastro o estudante deverá informar o tipo de curso que gostaria de fazer e em qual instituição concorrerá. O sistema permite até duas opções, mas que seja apresentada em ordem de preferência. 

No próximo dia 30 será a vez do Programa Universidade para Todos (ProUni) abrir inscrições. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino. Para este programa, é exigida nota mínima de 450 pontos na média das provas do Enem. O estudante pode escolher a modalidade de bolsa e até cinco opções de instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e sua adequação aos critérios do programa. Mas é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente como bolsista integral; ter alguma deficiência ou ser professor da rede pública de ensino. O prazo para inscrição termina no dia 2 de fevereiro. 

Já para aqueles que pretendem financiar seus estudos em instituições particulares, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá as inscrições abertas entre 6 e 9 de fevereiro. Para este programa, também é exigido o mínimo de 450 pontos na média do Enem e nota diferente de zero na redação. No caso do Fies, para concorrer a um financiamento os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa. A taxa de juros do financiamento é de 6,5% ao ano e o aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

Os processos seletivos do Sisu, ProUni e Fies são todos online e podem ser acessados a partir do site do MEC (http://portal.mec.gov.br/).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade