Prouni oferece 92 bolsas parciais e integrais em Friburgo

Inscrições para 30 cursos de graduação em universidades privadas começam esta semana
segunda-feira, 25 de junho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa

Estudantes interessados em se candidatar para o segundo processo seletivo de 2018 do Programa Universidade para Todos (Prouni) do governo federal  já podem consultar as vagas disponíveis por meio do endereço prounialuno.mec.gov.br. As inscrições serão abertas nesta terça-feira, 26, e vão até a sexta-feira, 29. Em Nova Friburgo, são oferecidas 92 bolsas integrais e parciais em quatro universidades privadas da cidade.

Há vagas para 30 cursos: administração, análise e desenvolvimento de sistemas, ciência política, ciências biológicas, ciências contábeis, direito, educação física, engenharia civil, engenharia elétrica, filosofia, fisioterapia, gestão, ambiental, gestão comercial, gestão financeira, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão de segurança privada, gestão de serviços jurídicos e notariais, gestão de turismo, história, jornalismo, logística, matemática, nutrição, pedagogia, processos gerenciais, psicologia, segurança pública, serviço social, sistemas de informação.

Para concorrer às bolsas, o candidato deve ter feito o Enem de 2017, alcançado no mínimo 450 pontos e ter tido nota superior a zero na redação. As notas de outras edições do Enem não valem para pleitear uma bolsa. Só podem participar alunos brasileiros que não possuem curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Deficientes físicos e professores da rede pública também podem solicitar uma bolsa.

O candidato que optar por uma bolsa integral deve ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm uma renda familiar per capita de até três salários mínimos. Quem conseguir uma bolsa parcial, e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis na página do Prouni na internet, a partir do dia 2 de julho para a primeira chamada, e 16 de julho para a segunda.

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas integrais e parciais de 50% em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de ensino superior privadas. As instituições que participam do programa têm isenção de alguns tributos. Desde que foi criado, em 2004, o Prouni já atendeu 2,5 milhões de estudantes, sendo que 70% com bolsas integrais.

 

LEIA MAIS

Matrículas para ensino fundamental e médio em 5 escolas estaduais de Friburgo devem ser feitas até dia 30

Instituição tem conseguido se expandir apesar da crise que sucateia universidades públicas pelo país

Unidade desativada no ano passado será destinada à ampliação e instalação do campus 2, com vários cursos

Publicidade
TAGS: Educação