Projeto “Tenda Literária” em Friburgo pela segunda vez

Com mais de 20 mil exemplares, feira ficará na Praça Getúlio Vargas até o fim deste mês
quarta-feira, 12 de abril de 2017
por Dayane Emrich
Projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (Foto: Henrique Pinheiro)
Projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (Foto: Henrique Pinheiro)

Manoel Ferreira Perrud tem 24 anos e uma extensa coleção de livros. E para quem gosta de mergulhar nas páginas e percorrer os milhares de caracteres de um bom exemplar, livros nunca são demais. “Me perco em meio a tantas prateleiras e se pudesse levaria todos para casa”, conta ele, que visitou na manhã da última terça-feira, 11, o Projeto Tenda Literária, montado na Praça Getúlio Vargas, Centro.

Pela segunda vez na cidade, a ação, que percorre todos os municípios fluminenses, tem como objetivo estimular a leitura e, para isso, oferece obras a preços populares -- a partir de R$ 1. Com início no último dia 30, o projeto segue até o final deste mês e promete superar o sucesso de outros semelhantes promovidos em espaços públicos. Ao todo, são mais de 20 mil exemplares, entre clássicos da literatura infantil, romances consagrados, ficções, biografias, poesias, didáticos, sobre medicina e acadêmicos, de autores nacionais e estrangeiros.

Para a advogada Paula Medeiros, a feira de livros, como também é conhecida, é uma ótima oportunidade para adquirir exemplares raros. “Se a gente garimpar, em meio a títulos mais novos, da moda, encontramos obras que já saíram de circulação, de tiragem limitada. Esse tipo de feira é o melhor lugar para encontrar tesouros”, afirma ela, enquanto escolhe o terceiro livro que levará para casa.

Idealizador e criador da Tenda Literária, o empresário Thiago Fernandes Pereira explica que esta é uma ação própria, sem custos para as prefeituras. “Tive a ideia do projeto há dois anos, quando trabalhava como diretor de uma associação de livreiros e, apesar de aceitarmos doações, a maior parte das obras é comprada em acervos de livrarias e editoras”, disse, contando que a  média é de 400 visitantes por dia. “Queremos que as pessoas venham não só para comprar livros, mas que se sintam motivadas a ler mais. Por isso, pode folhear a vontade”, sugeriu.

Ainda conforme Thiago, a expectativa é que mais de 6 mil exemplares sejam vendidos até o fim deste mês. O projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Após Nova Friburgo, a Tenda Literária passará por Campo Grande, Rio de Janeiro e Duque de Caxias.

Foto da galeria
Ação, que percorre todos os municípios fluminenses e oferece obras a partir de R$ 1, tem como objetivo estimular a leitura (Foto: Henrique Pinheiro)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Literatura
Publicidade