Projeto propõe criação de camp de basquete em Nova Friburgo

A atividade, inicialmente, aconteceria em janeiro e teria a duração de uma semana.
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Praticantes do basquete em Nova Friburgo lutam pelo resgate da modalidade
Praticantes do basquete em Nova Friburgo lutam pelo resgate da modalidade

O movimento dos amantes do basquete em Nova Friburgo para resgatar a modalidade no município ganhou um importante aliado. O ex-jogador Alexey Carvalho, por intermédio do empresário local e entusiasta do basquete, o jogador veterano Toni Ventura, apresentou a representantes da Prefeitura o projeto para a criação de um Camp de Basquete em Nova Friburgo. Camp é a denominação usada entre os desportistas para o período preparatório para um torneio. A atividade, inicialmente, aconteceria em janeiro e teria a duração de uma semana.

“Vejo com muito otimismo a possibilidade de trazermos para Nova Friburgo esse camp de basquete e atrair vários jovens que praticam basquete nos diversos cantos do país para que, durante uma semana, possam estar treinando diariamente, em tempo integral, desenvolvendo e aprimorando os fundamentos do basquete” disse Alexey.

O projeto prevê o acompanhamento de profissionais renomados e de alta qualidade, com técnicos profissionais de basquete, inclusive de fora do país. O objetivo é proporcionar aos jovens a possibilidade de aprimorar os fundamentos. Para Alexey, Nova Friburgo seria a cidade ideal para iniciar esse projeto no Brasil, algo que já faz parte da cultura do basquete nos Estados Unidos.

“Camp de Basquete nos Estados Unidos é muito comum, praticamente encontra-se um em cada esquina, mas o custo é muito alto, tornando-se um privilégio para os poucos que têm condições de ir aos EUA e participar desses eventos por lá. Nós queremos proporcionar o inverso, o mesmo que é feito é ofertado lá, mas aqui no Brasil. Vejo em Friburgo a cidade perfeita para abrigar e receber o projeto por todas as qualidades como logística, clima, pessoas, infraestrutura e história ligada ao basquete. É uma cidade que gosta de basquete e que respira esportes. Temos agora todo esse viés dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, na nossa cidade, na nossa capital, então acho que o momento é bom e favorável” explicou Alexey.

O secretário de Esportes, Lazer e Políticas Públicas para a Juventude, Renato Satyro, ressalta a importância da viabilização do evento não só no âmbito esportivo, mas no turístico, com elevação do nome do município nacionalmente.

“A Prefeitura de Friburgo entra como parceira no projeto. Vamos tentar viabilizar a vinda desse projeto para a cidade buscando locais para treinamento e parceiros que possam fazer parte desse evento para que ele seja instalado aqui no município. É interessante trazer atletas de ponta do basquete para Nova Friburgo, inclusive de nível internacional, para que as crianças tenham espelhos, fazendo com que os mais jovens voltem a praticar o esporte. É importante também para elevar o nome da cidade em todo o país, do ponto de vista do turismo, pois os pais vão trazer seus filhos para o Camp, se hospedar e também conhecer Nova Friburgo.” disse Renato Satyro.

Essa não é a primeira vez que um ex-jogador famoso propõe uma ação esportiva na cidade. Em junho, Marcelinho, que por anos atuou pela Seleção Brasileira de Voleibol, apresentou uma proposta para montar um time de vôlei em Nova Friburgo, com o objetivo de competir na Superliga, o principal torneio entre clubes da modalidade no Brasil.

Foto da galeria
Sucesso em outras décadas, basquete municipal tenta ressurgir
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: basquete | camp | Nova Friburgo
Publicidade