Projeto pretende transformar Planetário em ponto turístico de destaque

Secretaria de Ciência e Tecnologia busca parceria com iniciativa privada
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Atividade de observação do céu no Planetário (Fotos: Arquivo AVS)
Atividade de observação do céu no Planetário (Fotos: Arquivo AVS)

O subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia, Bruno Lannes, esteve no Planetário de Nova Friburgo, a convite do diretor do espaço, Reinaldo Ivanicska, e, na ocasião, conheceu as necessidades e demandas do local, que não recebe reformas desde 2006.

De acordo com Reinaldo, o Planetário se encontra abandonado e carente de algumas melhorias emergenciais referente à infraestrutura. Com dois andares e alguns equipamentos, sobretudo, de informática, em estado precário, a solicitação feita à Prefeitura é de que, mediante uma parceria, essas medidas de intervenção possam ser iniciadas rapidamente. “Há sete anos aguardamos uma declaração como esta de uma autoridade municipal. Tal como em uma conversa com a subsecretária municipal de educação, que sinalizou com o apoio de sua secretaria às nossas atividades, a declaração do secretário Bruno Lannes foi uma grata surpresa! Como ele mesmo disse, será um grande benefício para comunidade friburguense o apoio oficial da prefeitura valorizando a educação, a cultura e o turismo. Tudo isso não seria possível sem o apoio da mídia local, em especial  A VOZ DA SERRA”, disse Ivaniscka.   

Para Bruno Lannes, uma parceria com a iniciativa privada pode ser a solução para colocar o espaço em pleno funcionamento e atrair pessoas de toda a região.  “O espaço é menor do que o existente no, mas não perde em nada para as funcionalidades que oferece. A falta de divulgação e a de demanda, fazem com que ele fique parado. Queremos dar visibilidade e colocá-lo a serviço da população e turistas, a fim de torná-lo um novo ponto de atração de visitantes”, afirmou Lannes.

O local já atende estudantes, mas a ideia é abrir visitações. “Aperfeiçoar o projeto e tudo o que é feito ou pode ser desenvolvido lá será um dos grandes desafios da nossa pasta. O Planetário pode vir a se tornar um importante ponto turístico e nosso desejo é contribuir para o sucesso desta grande ideia”, declarou o subsecretário.

O Planetário de Nova Friburgo é o único do interior do estado e conta com um prédio da cúpula de projeção, uma sala de astronomia e outra de astronáutica, que se encontra com as obras paralisadas.

 

Foto da galeria
O diretor do espaço, Reinaldo Ivanicska
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Planetário | Ciência e tecnologia
Publicidade