Projeto para descentralizar imunização começa a entrar em prática

Vacinas estarão disponíveis em mais postos de saúde; objetivo é diminuir filas e melhorar o acesso ao serviço
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Desde o início deste ano, a prefeitura vem anunciando diversas medidas para melhorar o setor de saúde pública em Nova Friburgo. O projeto de descentralização da imunização é uma dessas iniciativas divulgadas em coletiva de imprensa, em janeiro, e que começa a se desenvolver. O objetivo, segundo o governo municipal, é diminuir as filas nas principais unidades de saúde, como o Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e, por consequência, facilitar a vida da população, que terá o serviço mais próximo de casa.

Na última semana, o Comitê de Gestão de Saúde realizou a primeira etapa do processo de descentralização: o treinamento dos servidores. “O treinamento tem como benefício a prestação do serviço com mais eficiência e qualidade. A descentralização pretende levar até a população mais distante todas as vacinas do calendário básico da criança, adolescente, adulto e idoso. Esperamos melhorar ainda mais a cobertura vacinal que o município de Nova Friburgo tem”, afirmou a coordenadora do setor de Imunização da secretaria municipal de Saúde, Ana Paula Lessa.

Dentre os servidores da saúde que participaram da etapa de treinamento estiveram as equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de Estratégia de Saúde da Família de Olaria II (Rua Xingu), Olaria III (Amarelinho), Nova Suíça, Amparo, Lumiar, Campo do Coelho e Centenário, além das Unidades Básicas de Olaria, Conselheiro Paulino, São Geraldo, Cordoeira e da Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune. Também compareceram ao encontro membros da coordenação da área Técnica da Saúde da Criança e Adolescente, da Saúde do Idoso e do Programa Saúde na Escola.

“A partir desse treinamento serão realizadas visitas itinerantes a cada uma das unidades capacitadas para que, in loco, esse processo de treinamento se efetive. A partir do momento que a gente consiga fazer isso, vamos incorporar as outras unidades que ainda não foram colocadas nesse processo de capacitação”, destacou o membro do Comitê de Gestão da Saúde de Nova Friburgo, Gilson Saippa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Imunização | vacinação
Publicidade