Projeto do Clube do Trem entusiasma prefeito Renato Bravo

Na 1ª assembleia do ano, engenheiro apresenta estudo de viabilidade de linha férrea turística ligando Fazenda da Laje a Murinelli e Mariana
quinta-feira, 01 de fevereiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A reunião do Clube do Trem que contou com a participação do prefeito
A reunião do Clube do Trem que contou com a participação do prefeito

Na noite da última terça-feira, 30 de janeiro, a Associação dos Amigos da Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário Barão de Nova Friburgo, o Clube do Trem, realizou sua primeira assembleia deste ano. O encontro aconteceu na Academia Friburguense de Letras (AFL) e contou com um convidado especial: o prefeito Renato Bravo, que fez palestra, após entrega de certificados a sócio-fundadores, inclusive ao próprio chefe do Executivo.

Além de contar suas próprias vivências com o trem, na época de adolescente, inclusive relatando detalhes da última viagem da Velha Maria Fumaça, em 1964, entre o distrito de Conselheiro Paulino e a estação de cargas, atualmente onde está sediado o quartel do 11ºBPM, na Vila Nova, o prefeito adiantou alguns projetos e iniciativas em andamento. Bravo destacou ainda os acontecimentos deste ano, por conta do bicentenário de fundação do município, em 16 de maio, e a importância de Nova Friburgo não só comemorar, mas aproveitar esse momento para se firmar ante os dez países que participaram de sua formação.

O trem de volta

O prefeito, que já havia recebido em audiência a diretoria do Clube do Trem, no ano passado, frisou o quanto ficara satisfeito e entusiasmado com a reunião de 26 de dezembro, na qual “sentiu toda a vibração e empenho dos envolvidos para o resgate ferroviário”.  Bravo destacou seu “incondicional apoio ao Clube do Trem e aos planos de resgatarmos um trecho ferroviário turístico na região” e disse ainda que “o primeiro passo é viabilizar sede para a entidade recém-criada".

Após sua explanação, o prefeito ouviu, entusiasmado, apresentação do engenheiro geotécnico Luciano Moraes, com parte do estudo preliminar feito no trecho Fazenda da Laje, Murinelli-Mariana, este em Sumidouro. Luciano também é membro do Clube, no qual integra grupo de trabalho de estudo da viabilidade dos trechos Fazenda da Laje a Murinelli-Mariana, este já em Sumidouro, composto também pelo engenheiro Gilberto Rabello, pelo vice-presidente do CT, Renato Henrique Gomes da Silva, e pelo fotógrafo Jorge Plácido.

Ao final da explanação, com detalhes sobre as possibilidades de bitolas que possam baratear o projeto, o prefeito se declarou convicto da viabilidade do projeto, dizendo ainda que vai trabalhar para a implantação do trecho ferroviário.

Uma noite de homenagens

O próprio prefeito Renato Bravo recebeu o seu certificado de sócio-fundador das mãos da diretora de A VOZ DA SERRA e também uma das sócias-fundadoras do Clube do Trem, Adriana Ventura, a quem também entregou o certificado. Na mesma cerimônia, foram agraciados com o título: os empresários Alcindo Alves dos Reis Filho, tesoureiro do Clube do Trem; Reynaldo Thurler, a escritora Tereza Malcher, presidente da AFL e o contador e presidente do Nova Friburgo Futebol Clube, Luiz Fernando Bachini.

Integraram a mesa oficial do evento o empresário Marcos Batista Corrêa (cervejaria Barão Beer), o subsecretário de projetos especiais da prefeitura, André Luiz Gomes; o escritor Robério Canto, ex-presidente da AFL; o presidente do Clube do Trem Ordilei Alves da Costa, o prefeito; a diretora de AVS, Adriana Ventura; o presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Dutra Folly e o empresário Cláudio Almeida Vaz Pinto, do Empório Di Bacco. A próxima assembléia do clube será no dia 27 de março, com palestra do subsecretário de Projetos Especiais, André Luiz Gomes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: trem
Publicidade