Projeto do Clube do Trem entusiasma prefeito Renato Bravo

Na 1ª assembleia do ano, engenheiro apresenta estudo de viabilidade de linha férrea turística ligando Fazenda da Laje a Murinelli e Mariana
quinta-feira, 01 de fevereiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
A reunião do Clube do Trem que contou com a participação do prefeito

Na noite da última terça-feira, 30 de janeiro, a Associação dos Amigos da Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário Barão de Nova Friburgo, o Clube do Trem, realizou sua primeira assembleia deste ano. O encontro aconteceu na Academia Friburguense de Letras (AFL) e contou com um convidado especial: o prefeito Renato Bravo, que fez palestra, após entrega de certificados a sócio-fundadores, inclusive ao próprio chefe do Executivo.

Além de contar suas próprias vivências com o trem, na época de adolescente, inclusive relatando detalhes da última viagem da Velha Maria Fumaça, em 1964, entre o distrito de Conselheiro Paulino e a estação de cargas, atualmente onde está sediado o quartel do 11ºBPM, na Vila Nova, o prefeito adiantou alguns projetos e iniciativas em andamento. Bravo destacou ainda os acontecimentos deste ano, por conta do bicentenário de fundação do município, em 16 de maio, e a importância de Nova Friburgo não só comemorar, mas aproveitar esse momento para se firmar ante os dez países que participaram de sua formação.

O trem de volta

O prefeito, que já havia recebido em audiência a diretoria do Clube do Trem, no ano passado, frisou o quanto ficara satisfeito e entusiasmado com a reunião de 26 de dezembro, na qual “sentiu toda a vibração e empenho dos envolvidos para o resgate ferroviário”.  Bravo destacou seu “incondicional apoio ao Clube do Trem e aos planos de resgatarmos um trecho ferroviário turístico na região” e disse ainda que “o primeiro passo é viabilizar sede para a entidade recém-criada".

Após sua explanação, o prefeito ouviu, entusiasmado, apresentação do engenheiro geotécnico Luciano Moraes, com parte do estudo preliminar feito no trecho Fazenda da Laje, Murinelli-Mariana, este em Sumidouro. Luciano também é membro do Clube, no qual integra grupo de trabalho de estudo da viabilidade dos trechos Fazenda da Laje a Murinelli-Mariana, este já em Sumidouro, composto também pelo engenheiro Gilberto Rabello, pelo vice-presidente do CT, Renato Henrique Gomes da Silva, e pelo fotógrafo Jorge Plácido.

Ao final da explanação, com detalhes sobre as possibilidades de bitolas que possam baratear o projeto, o prefeito se declarou convicto da viabilidade do projeto, dizendo ainda que vai trabalhar para a implantação do trecho ferroviário.

Uma noite de homenagens

O próprio prefeito Renato Bravo recebeu o seu certificado de sócio-fundador das mãos da diretora de A VOZ DA SERRA e também uma das sócias-fundadoras do Clube do Trem, Adriana Ventura, a quem também entregou o certificado. Na mesma cerimônia, foram agraciados com o título: os empresários Alcindo Alves dos Reis Filho, tesoureiro do Clube do Trem; Reynaldo Thurler, a escritora Tereza Malcher, presidente da AFL e o contador e presidente do Nova Friburgo Futebol Clube, Luiz Fernando Bachini.

Integraram a mesa oficial do evento o empresário Marcos Batista Corrêa (cervejaria Barão Beer), o subsecretário de projetos especiais da prefeitura, André Luiz Gomes; o escritor Robério Canto, ex-presidente da AFL; o presidente do Clube do Trem Ordilei Alves da Costa, o prefeito; a diretora de AVS, Adriana Ventura; o presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Dutra Folly e o empresário Cláudio Almeida Vaz Pinto, do Empório Di Bacco. A próxima assembléia do clube será no dia 27 de março, com palestra do subsecretário de Projetos Especiais, André Luiz Gomes.

LEIA MAIS

Durante reunião, realizada na última quinta-feira, entidades uniram forças em prol do Museu do Trem e da ferrovia turística

Núcleo friburguense da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária foi formalizado em reunião com representantes do governo municipal

Projeto vai transformar área da antiga Estação Nova Friburgo em uma praça onde também haverá um polo para o ensino da gastronomia das colônias

Publicidade
TAGS: trem