Projeto Cine Memória estreia em Lumiar nesta sexta-feira

Evento gratuito acontece na Praça Levy Ayres Brust
quinta-feira, 26 de janeiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O projeto Cine Memória foi criado pela Euterpe Lumiarense (Foto: Divulgação),
O projeto Cine Memória foi criado pela Euterpe Lumiarense (Foto: Divulgação),

Nesta sexta-feira, 27, às 20h, a Praça Levy Ayres Brust, em Lumiar, recebe a primeira edição do Cine Memória. O projeto, criado pela Banda Euterpe Lumiarense, em parceria com o Lumière Loucos por Cinema, tem como objetivo articular a linguagem do cinema com os vários sentidos e dimensões da memória.

O primeiro filme exibido será o drama “Narradores de Javé”. O longa brasileiro, de 2003, tem coprodução com a França e é dirigido por Eliane Caffé. A obra retrata a cultura sertaneja e o processo da oralidade histórica ao contar o drama dos moradores da pequena cidade de Javé que, na trama, será submersa pelas águas de uma represa. Na história, os moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em "documento científico". É aí que decidem então escrever a história da cidade, mas encontram outro dilema, já que poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever.

A estreia do Cine Memória também marca o encerramento dos festejos de comemoração dos 126 anos da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense e é a pedra fundamental do Ponto de Memória em Lumiar.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade