Projeto “A árvore que dá livros” já está recebendo doações

Evento, na 6ª edição, acontece no próximo dia 16, na Praça Marcílio Dias
sexta-feira, 01 de dezembro de 2017
por Karine Knust

O Natal deste ano em Nova Friburgo será de muita leitura para muitos apaixonados pela literatura. Isso porque, a cidade vai sediar mais uma edição do projeto “A árvore que dá livros”. No próximo dia 16, a ação voltará ao local onde aconteceu a primeira edição, a Praça Marcílio Dias e será realizada das 9h, quando começará a montagem da árvore, até às 15h, momento em que cada visitante pode escolher o livro que vai levar para casa.

O projeto, idealizado por um grupo de amigas, surgiu de uma inspiração encontrada nas redes sociais. “Vimos uma imagem de uma árvore de livros no Facebook e achamos muito interessante. A partir disso, resolvemos montar uma, só que de uma forma diferente. A ideia era possibilitar que muitas pessoas pudessem participar da montagem e que tivesse a ver com o espírito do Natal, uma vez que estávamos em dezembro. Foi aí que surgiu o projeto “A árvore que dá livros”, uma iniciativa que há seis anos cumpre o papel de distribuir livros, incentivar a leitura e leitores”, conta a professora e uma das idealizadoras da ação, Rosângela Buarque.

Direcionado a todas as idades e gêneros de leitores, “A árvore que dá livros” chega à sexta edição com mais de seis mil livros distribuídos. De acordo com Rosângela, a expectativa deste ano é atingir, ao menos, o mesmo número de exemplares arrecadados no ano passado, cerca de mil.

E existem diversas formas de participar do projeto: divulgando, doando exemplares, participando da montagem no dia 16 e levando novos livros para casa. Para os interessados em ajudar oferecendo obras para doação, vale lembrar, entretanto, que o foco do projeto é incentivar a leitura de livros literários. “Uma vez que a árvore tem a ideia de promover a leitura e novos leitores, o livro didático não se aplica a esse projeto”, esclarece Rosângela.

Os postos de recolhimento do projeto “A árvore que dá livros” estão espalhados pelo centro da cidade: Bar América (Rua Monte Líbano); Espaço Ganesha (Avenida Comte Bittencourt); Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas); Edifício Amazonas - portaria (Rua Marques Braga); Educandário Miosótis (Alameda Eduardo Guinle). Além desses locais, os Rotary Clubs do município também são funcionam como pontos de coleta de livros.

LEIA MAIS

Idosos do Laje sonham se conectar com as famílias: celulares, mesmo usados, estão entre os itens pedidos. Saiba a quem ajudar

Desde domingo, veículo pilotado por Papai Noel arrecada donativos e encanta crianças pela cidade

Evento que inaugurou decoração natalina reuniu dezenas de pessoas na Praça Getúlio Vargas na noite de sábado

Publicidade
Agora Faz
TAGS: Natal