Programa oficial dos 200 anos está sendo lançado na Acianf

Coordenadora Cristina Bravo fala da importância de deixar um legado para os friburguenses
segunda-feira, 04 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A coordenadora geral do Programa dos 200 anos, Cristina Bravo, fala sobre a importância de deixar um legado (Foto: Adriana Ventura)
A coordenadora geral do Programa dos 200 anos, Cristina Bravo, fala sobre a importância de deixar um legado (Foto: Adriana Ventura)

Esté sendo lançado agora, diante de um auditório lotado na sede da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), o Programa 200 Anos de Nova Friburgo. No evento também será apresentado o comitê responsável por desenvolver as ações do bicentenário.

Em seu discurso, a primeira-dama  e coordenadora geral do Programa dos 200 anos, Cristina Bravo, enfatizou a preocupação do setor público com o legado a ser deixado após a celebração do bicentenário.“Muito mais do que festejar um feito histórico, o olhar voltado para as ações estruturantes representa a base das atividades. A história e a cultura locais são elementos referenciais que servem de inspiração para apresentar todas as virtudes de Nova Friburgo. Além da celebração, é tempo de tornar realidade iniciativas que irão contribuir para a qualidade de vida sustentável do município.”

Atuando de forma voluntária, Cristina e sua equipe estão envolvidos no planejamento estratégico das ações, que abrangem as seguintes áreas: desenvolvimento sustentável; fomento das vocações históricas, culturais e turísticas associadas à inclusão social; valorização de atividades produtivas, geração de oportunidades através de capacitações, emprego e renda; educação ambiental e preservação do meio ambiente; além do Meu Bairro + 200, iniciativa que prevê a descentralização de serviços e diversas atividades voltadas para as comunidades.

Ainda de acordo com Cristina, “a Educação será a base para a sedimentação das ações, e irá garantir a capilaridade e abrangência dos projetos”.

Padronização de fachadas

Uma das novidades será a entrega, pelo prefeito Renato Bravo ao presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz, um projeto de lei do Executivo que padroniza as fachadas das lojas e estabelece regras para as propagandas externas em Nova Friburgo.

O projeto visa a reduzir a poluição visual provocada por letreiros gigantes que encobrem fachadas de imóveis centenários e enfeiam o conjunto arquitetônico das áreas mais comerciais da cidade. É uma antiga bandeira abraçada por setores da sociedade friburguense e pelo jornal A VOZ DA SERRA, em defesa da valorização do patrimônio histórico. É baseado no conceito de “cidade limpa”, tendência mundial que vem se alastrando pelo país a partir de bons exemplos adotados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e outras do Sul do país, que também passaram a combater com rigor a poluição visual, em benefício do turismo.

Hoje encoberta por letreiros dos mais diferentes tamanhos e cores, o casario da Avenida Alberto Braune e da Praça Getúlio Vargas, por exemplo, tem sobrados que datam da década de 30. Historicamente, a ideia de limpar o visual da cidade enfrenta resistências por parte de comerciantes e do setor de publicidade.

A lista dos núcleos de trabalho que serão apresentados:

  • Coordenação Geral e Relações Institucionais: articulação dos núcleos de ação e interlocução com agentes públicos e privados de Nova Friburgo e de outras localidades nacionais e internacionais para a realização de projetos identificados com as vocações do município.

  • Meio Ambiente: preservação do ambiente através de reflorestamento e replantio, revitalização dos parques e praças, educação ambiental.

  • Museus, Exposições e Monumento: adaptação, criação, adequação e viabilização de espaços culturais locais e intervenções urbanas. Curadoria e prospecção de acervo para museus do eixo central da cidade. O monumento em homenagem aos 200 Anos será escolhido através de edital.

  • Projetos das Secretarias e da Esfera Civil: projetos de legado das secretarias municipais e projetos desenvolvidos pela iniciativa civil, selecionados através de edital publicado no site 200 Anos.

  • Meu Bairro + 200: atuação comunitária, com foco na educação ambiental e ações de sustentabilidade.

  • Geração de oportunidades, capacitação profissional, empreendedorismo social e formação de agentes multiplicadores.

  • História e Memória: fomento das vocações históricas, culturais, turísticas.

  • Comunicação: mídias, assessoria de imprensa, material gráfico, campanhas educativas e publicações.

  • Comemorações: desfile de 16 de maio de 2018 e demais eventos comemorativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade