Programa Lidera Turismo é tema de workshop hoje

Evento visa apresentar projetos e propostas para o desenvolvimento do setor em municípios fluminenses
terça-feira, 31 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Reuniões do programa reuniu gestores públicos, membros de conselhos municipais, técnicos e empresários do ramo de turismo (Foto: Divulgação)
Reuniões do programa reuniu gestores públicos, membros de conselhos municipais, técnicos e empresários do ramo de turismo (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, 1°, será realizado mais uma etapa do programa “Lidera Turismo”. Criado com o intuito de fortalecer os destinos turísticos, através de ações que estimulem o desenvolvimento local sustentável e a geração de negócios no setor, o evento terá lugar no Hotel Bucsky, às 8h30. Na ocasião, serão apresentados diversos projetos com as propostas construídas por gestores públicos, membros de conselhos municipais, técnicos e empresários do ramo de turismo na cidade e nos municípios vizinhos de Cantagalo e Trajano de Moraes, que também participam do Lidera Turismo, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo.

De acordo com a analista do escritório regional Serrana I do Sebrae-RJ, Márcia Bittencourt, em encontros anteriores, os participantes puderam trocar experiências e discutir conceitos técnicos de gestão empreendedora em turismo. “Eles analisaram a situação atual de seus destinos turísticos e elaboraram estratégias para os mesmos, que também estimulem os pequenos negócios, gerando emprego e renda para a população”, destaca.

Segundo o proposto, sinalização turística, calendário de eventos, campanhas publicitárias e capacitação são algumas das metas a serem cumpridas até maio de 2017. “Cada município está em um estágio diferente, mas todos trabalharam uma agenda local em cima de sua realidade e levando em conta as possibilidades de parcerias”, afirma o consultor e orientador das oficinas do Lidera Turismo, Richard Alves.

 Em Nova Friburgo, as metas traçadas nas oficinas destacam análises sobre o perfil do turista e dos atrativos, além de um trabalho nas escolas. “As pesquisas são importantes para basear futuras ações e nas escolas queremos semear o gosto pela área de turismo desde cedo”, explica Flávio Stern, presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo.

Já o secretário municipal de Turismo e vice-presidente do Fórum Estadual, Nauro Grehs afirma que espera mais movimentação dos empreendedores da área. “A ideia é que o setor se integre não só para formatar projetos, mas para cuidar de sua manutenção. É um movimento importante para nossa qualidade de vida”, diz. O Hotel Bucsky fica situado na RJ-116, km 76, Ponte da Saudade. Mais informações sobre o evento pelo telefone (21) 3212-1000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Lidera Rio | hotel bucsky
Publicidade