Profissionais de saúde participam de seminário sobre zika vírus e microcefalia

A participação dos funcionários dos núcleos de atenção básica foi muito positiva, lotando o auditório
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Profissionais de saúde participam de seminário sobre zika vírus e microcefalia

Os profissionais de saúde de Nova Friburgo, dos núcleos de atenção básica participaram recentemente do 1º Seminário de Enfrentamento ao Zika Vírus e à Microcefalia. O evento aconteceu no auditório do policlínica Centro Sílvio Henrique Braune, no Suspiro. Um dos principais focos do seminário foi a abordagem sobre o protocolo para o zika vírus em gestantes e crianças em Nova Friburgo, criado pela Secretaria Municipal de Saúde com base nos protocolos do Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde de Nova Friburgo, Rafael Tavares, abriu o seminário junto com a subsecretária Sueli Scotelaro Porto, o diretor da policlínica Centro, Romil Taó, a consultora de Saúde da Criança do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Rosane Siqueira, e a técnica do Comitê do Aleitamento da Secretaria Estadual de Saúde, Maria da Conceição Salomão.

A participação dos funcionários dos núcleos de atenção básica foi muito positiva, lotando o auditório. Ao todo, foram 60 profissionais do setor  Estratégia de Saúde da Família, das unidades básicas espalhadas pelo município, além de representantes de unidades parceiras que formam a rede de atenção materno-infantil em Nova Friburgo, como o Hospital  Maternidade, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Secretaria Municipal de Assistência Social. 

Margarida Schimidt, coordenadora da área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, e Adolescente da Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, disse que o objetivo do seminário vai ao encontro da necessidade urgente de se construir espaços de reflexão e rodas de conversa para gerar estratégias de enfrentamento a serem utilizadas pelos profissionais de saúde. 

Segundo afirmou, o número de casos suspeitos de zika vírus em gestantes no município foi de 80. Porém, apenas seis desses casos foram diagnosticados positivos, sem nenhum dos bebês apresentarem microcefalia. “Por isso, a importância e a preocupação em fazer esse seminário, de trabalharmos a prevenção”, disse.

Maria da Conceição Monteiro Salomão foi uma das palestrantes do seminário. Ela trabalhou, de forma dinâmica, casos clínicos de gestantes com zika vírus e bebês com microcefalia. O método de Conceição, que é baseado no protocolo do Ministério da Saúde, questionava dos profissionais presentes como eles agiriam sobre os casos clínicos apresentados na dinâmica. Como, por exemplo, bebês com microcefalia cegos ou surdos. 

Também foram trabalhadas no evento a Semana da Amamentação como uma palestra sobre o tema “Amamentação: bom para seu filho, para você e para o planeta – Uma estratégia de cuidado às crianças com Síndrome da Zika congênita”, a cargo da consultora de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Rosane Siqueira, e pela pediatra do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro, Eunice Amaral. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade