Proemi: uma novidade aprovada no Colégio Estadual Canadá

O programa é praticado em parceria com o Instituto Ayrton Senna e busca a integralidade de ensino
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Alunos do Colégio Canadá em atividade constante do Proemi (Foto: Divulgação)
Alunos do Colégio Canadá em atividade constante do Proemi (Foto: Divulgação)

Os alunos do Colégio Estadual Canadá, em Olaria, bem como os professores, estão desenvolvendo o Programa Ensino Médio Inovador Integral (Proemi), que consiste em estudar em tempo integral e ter ensino integral. O diretor adjunto Jonathan Lima Ângelo e o professor Marlon Silva de Oliveira garantem que, pela metodologia desse programa, os alunos não se limitam às disciplinas curriculares e são orientados e preparados para a vida.

O programa é praticado em parceria com o Instituto Ayrton Senna e busca a integralidade do ensino. Consiste em adicionar às disciplinas da grade comum aquelas do Proemi, fazendo com que o colégio funcione também no contra turno. Teve início no ano passado com formação para os professores sobre as outras áreas do conhecimento adicionadas. Uma delas é projeto de vida, considerada por Jonathan e Marlon como a essência do Proemi. Trabalha a questão do protagonismo juvenil, em que o aluno constrói o conhecimento por si próprio, que seja realmente o protagonista em sua vida, escolhendo o que realmente deseja. Várias dinâmicas são trabalhadas nessa disciplina, como, por exemplo, o controle do tempo pelo próprio aluno em seu dia a dia. O professor atua estimulando o aluno.

Estrutura do colégio

De acordo com Jonathan, o Colégio Canadá oferece boa estrutura para a prática do Proemi. Além das salas de aula, tem um bom ginásio esportivo, sala com x-box (modalidade de videogame), jardim (algumas aulas são ministradas no jardim), entre outras facilidades, que permitiram a implantação do projeto, bem como sua implementação no dia a dia este ano. Na realidade, 2015 está sendo o primeiro ano do programa. Os resultados têm sido satisfatórios, garante o diretor adjunto.

Como o aluno tem a carga horária praticamente duplicada, ele terá mais condições de se preparar para o Enem, para um vestibular ou um colégio militar; serem bons profissionais, críticos, saberão votar, enfim, se preparar para a vida de um modo geral.

Os professores participam do chamado planejamento integrado. Durante a semana se reúnem - com amparo do programa - e apresentam propostas, reavaliam o que já foi feito e surgem ideias que são executadas durante o ano. Muitas ações foram feitas especificamente em função do Proemi em tempo integral. Um exemplo foi a caminhada histórica no centro de Nova Friburgo, no ano passado (noticiada por A VOZ DA SERRA), com orientação do professor João Raimundo; foi promovida a visita dos alunos ao Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura para ouvir o senhor Aleksander Laks, um judeu sobrevivente de campo de concentração (falecido este ano), entre tantas outras ações.

Com o Proemi o aluno do Canadá poderá competir com alunos de escolas particulares que oferecem estudo em tempo integral. Aliás, a questão da educação no ensino médio em meio período é uma invenção brasileira/latino-americana. O professor Marlon lembra que nos países do Primeiro Mundo não existe ensino médio de meio período. O primeiro país no ranking da educação mundial é a Suécia, onde a educação é integral, o dia todo ou período integral. Escolas particulares também exigem estudo em tempo integral. O aluno volta à tarde para aulas de laboratório, reforço de disciplinas da base curricular, entre outras voltadas para a questão socio emocional.

No colégio Canadá há disciplinas adicionais de letramento em língua portuguesa e matemática; de cultura corporal, que inclui tatame e material esportivo de primeira qualidade; de projeto de vida, que visa o “X” da questão do programa, o protagonismo juvenil, que ensina aos jovens que eles são responsáveis pela história de suas próprias vidas; de iniciação científica, com um laboratório considerado um dos melhores entre 85 escolas da Regional Serrana II. E por falar na Regional, ela acompanha o Proemi no Colégio Canadá (e também no Feliciano Costa, em Conselheiro Paulino), através do professor Cleber Luciano, diretor regional pedagógico. Ele esteve no Canadá por ocasião da implantação do programa, além de outras visitas periódicas da equipe para acompanhamento do Proemi. O mesmo aconteceu com uma  representante do Instituto Ayrton Senna. “Graças a Deus, nas duas visitas que recebemos do Instituto Ayrton Senna, o colégio foi muito elogiado em relação a estas disciplinas adicionais”, diz, satisfeito, o professor Marlon.

Boa aceitação

Como tudo que é novo às vezes causa estranheza, assim aconteceu com o Proemi, no Colégio Canadá. No ano passado houve um período de implantação e a questão do novo impactou um pouco tanto professores quanto alunos. Passado esse período, a aceitação foi boa, ao ponto de os professores preferirem as turmas do programa.

Com a implantação do Proemi foram extintos os turnos da manhã e vespertino no Canadá. À noite continua o estudo regular normal. Com essa nova metodologia, novas turmas de primeiro ano do Proemi vão sendo abertas todos os anos até que fiquem, durante o dia, só turmas com o ensino médio integral. O programa está até mesmo atraindo alunos de escolas particulares para o Canadá.

O professor Marlon encerra citando a frase que sempre expõe para os alunos do Proemi: “Nem Deus pode direcionar o seu caminho se você não quiser. É você que precisa fazer a escolha”. Cabe ao professor ensinar ao aluno fazer a escolha certa, acrescenta ele.

 

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A diretora geral Rebeca Emerich Alvarez com o diretor adjunto Jonathan Lima Ângelo e o professor Marlon Silva de Oliveira (Foto: Divulgação)
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