Problemas técnicos fizeram sirenes soar durante chuva

Alerta seguido de mensagem de teste, assustou moradores de alguns bairros
segunda-feira, 12 de março de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Problemas técnicos fizeram sirenes soar durante chuva

 

Problemas técnicos fizeram as sirenes de alerta-alarme da Defesa Civil municipal serem acionadas na noite do último sábado, 10, em Nova Friburgo. O alerta, às 22h, assustou moradores e deixou outros confusos, já que chovia forte no momento, e, além do alarme, as sirenes emitiram uma mensagem sonora que informava que se tratava de um teste.

“Por que a sirene de Córrego Dantas está tocando essa hora (22h05)? Tocou às 8h10, mas foi simulação de rotina. Há algum perigo no bairro?”, questionou o leitor Rondinelli pelo WhatsApp de A VOZ DA SERRA (22) 99213-9995. Na Chácara do Paraíso, moradores também ouviram as sirenes à noite.

Em nota, nesta segunda-feira, 12, a Defesa Civil confirmou o problema técnico, mas não esclareceu o que houve com as sirenes. “Poucas sirenes dispararam o aviso de teste equivocadamente, na noite do último sábado, 10, devido a problemas técnicos da rede”. Os testes de rotina costumam ocorrer sempre no dia 10 de cada mês, às 10h.

Na manhã de sábado, 10, a órgão havia comunicado, via mensagem de texto pelo celular, que faria testes nas sirenes. Em caso de falha, pediu que os moradores informassem o problema pelo telefone 199. Às 19h25, o município entrou em estado de atenção devido a chuva. Já às 22h40, a Defesa Civil, informou, também por SMS, que houve problema técnico em algumas sirenes. De acordo com o órgão, não houve registro de grandes ocorrências na cidade. O município voltou ao estágio de normalidade no domingo, 11, à noite.

Mais chuvas

Depois desta segunda-feira, 12, ensolarada, a chuva pode voltar nos próximos dias em Friburgo, segundo o site Climatempo. Para esta terça-feira, 13, há previsão de pancadas de chuvas à tarde à noite. O sol pode aparecer sob nuvens com previsão de máxima de 26 graus e mínima de 15. Na quarta-feira, 14, deve chover só à tarde. Mínima de 17 e máxima de 26 graus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Chuva | Clima
Publicidade