Primeiro Seminário Rede Cegonha reúne autoridades e servidores da saúde

Evento teve como objetivo discutir novas ações para o projeto
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
 Evento aconteceu no auditório do Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro e contou com a presença do prefeito Renato Bravo (Foto: Daniel Marcus)
Evento aconteceu no auditório do Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro e contou com a presença do prefeito Renato Bravo (Foto: Daniel Marcus)

A secretaria municipal de Saúde promoveu na tarde da última quinta-feira, 16, o primeiro Seminário da Rede Cegonha. O evento, que aconteceu no auditório do Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro teve como objetivo discutir novas ações para o projeto. Além de servidores da área de saúde, estiveram presente o prefeito Renato Bravo e a primeira-dama Cristina Bravo.

Durante o evento, promovido pelo Grupo Condutor da Rede Cegonha de Nova Friburgo, em parceria com o Comitê de Gestão da Saúde, foram realizadas diversas palestras com temas como Boas práticas no parto e nascimento: direito ao acompanhante e métodos não farmacológicos de alívio da dor, com Vander Guimarães, obstetra do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz – IFF) e professor da Fase Petrópolis; Acolhimento com classificação de risco nas maternidades, com Marina Sampaio, obstetra e diretora médica do Hospital Mário Dutra de Castro; e Contato pele a pele: um indicador de qualidade da iniciativa Hospital Amigo da Criança e Cuidado amigo da mulher; com Eunice Maria da Penha do Nascimento de Amaral, pediatra do Hospital Maternidade de Nova Friburgo.

De acordo com Suzane Menezes, do Comitê de Gestão da Saúde e criadora da Rede Cegonha no Brasil, este evento é de vital importância para a cidade. “Hoje a área materno-infantil tem essa estratégia de humanização e acolhimento das mulheres, das famílias e dos bebês. A maternidade precisa retomar algumas diretrizes e estratégias já propostas pela Rede Cegonha. E este evento marca o início de uma nova era, onde a gente tem a integração da atenção primária, da atenção básica e dos postos de saúde com a maternidade, onde vamos capacitar e mostrar as estratégias para essa área materno-infantil”, disse.

Estiveram presentes no evento também a secretária de Saúde (interina) e subsecretária hospitalar, Michelle Silvares, a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, a diretora da maternidade, doutora Claudia Maria Duarte da Silva, e Gilson Saippa, do Comitê de Gestão da Saúde de Nova Friburgo.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde com objetivo de implementar uma rede de cuidados às mulheres. A intenção é assegurar à elas o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

A iniciativa ainda tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país. De acordo com o Ministério da Saúde, a Rede Cegonha será implantada gradativamente em todo o território nacional, respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Hospital Maternidade
Publicidade