Primeiro Festival de Sustentabilidade vai até terça-feira no Country Clube

Na programação, profissionais de referência internacional, bandas, teatro e exposições
sexta-feira, 11 de novembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Palestras, oficinas, feira de negócios e atividades culturais com uma pista de dança piezoelétrica, bicicletas ergométricas geradoras de energia e painéis fotovoltaicos são algumas das atrações disponíveis no primeiro Festival de Sustentabilidade realizado em Nova Friburgo. O evento, que acontece no Country Clube, teve início sexta-feira, 11, e se estende até terça-feira 15.  

O festival ocupará uma área de mais de cinco mil metros quadrados e terá cerca de 50 expositores das áreas de gastronomia, moda, construção, design e energias renováveis. De acordo com a organização, a ação tem como objetivo estimular o debate entre profissionais, universidades, órgãos normatizadores e concessionárias sobre a sustentabilidade nas cidades, escolas e empresas. A expectativa é que mais de oito mil pessoas compareçam ao evento. 

A iniciativa será dividida em três núcleos: 1º  Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade — com painéis e oficinas com profissionais de renome internacional; o Mercado Central Sustentável, uma feira de varejo de produtos orgânicos e artesanais, nos segmentos de alimentação, decoração e moda; e a ExpoSustentabilidade, que é uma feira de negócios com produtos e serviços das áreas de arquitetura, construção civil, decoração de interiores e energias alternativas.

O evento vai receber profissionais que são referência internacional em bioarquitetura e permacultura, como o holandês Johan van Lenge, Fundador do Tiba-Rio e autor do best seller “Manual do arquiteto descalço”, e Jorge Belanko, professor e capacitador de reconhecimento internacional, autor do “El barro, los manos, la casa”, DVD que virou um guia popular da construção natural. 

O festival é uma realização do Instituto Pindorama, Conectivos e Tiba, que através da ação pretende, também, estimular o consumo de produtos e serviços do segmento de mercado e tornar Nova Friburgo uma referência em eventos e ações que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida. Durante todos os dias de festival, os painéis serão abertos às 8h; atividades culturais, das 10h às 18h; e shows, das 19h às 22h. A entrada para o festival custa R$ 3. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço www.festivaldasustentabilidade.com.br.

Programação

Sábado, 12
8h – painel “Uso do bambu e solo na construção”  
14h – oficina de construção com bambu, com Jorg Stamm 
12h30 – músicas e contação de histórias
15h30 – música com Newton Couto
19h30 – Nó Cego - Forró Pé de Serra

Domingo, 13
8h – painel “Cidades sustentáveis” 
14h – construção com Terra, com Jorge Belanko
12h30 – Belinha e sua Malinha - contação de histórias
15h30 – Serra Brasilis - jazz instrumental
19h30 – Carla Soul - música brasileira

Segunda-feira, 14
Painel: Agricultura familiar, agroflorestas e agricultura sintrópica, com Valdely Knupp, Yuri Diniz, Rede Ecovida, Embrapa, Banco do Brasil 
14h – oficina “Agricultura sintrópica”, com Yuri Diniz; e plantas alimentícias não-convencionais, com o professor Dr. Knupp
15h30 – Matagal Camara - música com instrumentos de bambu
19h – Ken Jitsu - Arte milenar samurai

Terça-feira, 15
Painel: Empreendedorismo sustentável, com Elena Ayras, Nilson Dias e Yunnus
14h – Oficina “Empreededorismo sustentável”, com Nilson Dias; e Negócios Sociais com Joana Pereira 
12h30 – Belinha e sua Malinha - contação de histórias
15h30 – Duo Letazü - Pop internacional
19h – Filhos do Zé - Pop nacional e internacional

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade