Prêmio Firjan Ação Ambiental 2018 sai para Nova Friburgo

Confecção que desenvolve ações sustentáveis foi vitoriosa na categoria Gestão de Resíduos Sólidos
quinta-feira, 14 de junho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
Os diretores da EcoModas, Alex e Adriana Santos receberam, além de troféu, um prêmio de R$ 5 mil em serviços no Instituto Senai Tecnologia (Divulgação)

O Prêmio Firjan Ação Ambiental deste ano é de Nova Friburgo. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro a premiação será entregue a confecção EcoModas, vencedora na categoria Gestão de Resíduos Sólidos. A empresa friburguense foi vitoriosa no concurso com o projeto Jeans EcoFashion que agradou uma banca de renomados especialistas do Brasil na área de negócios e sustentabilidade. O projeto concorreu com outras 48 iniciativas de todo o estado. Além de troféu, a confecção ganhou um voucher de R$ 5 mil em serviços no Instituto Senai de Tecnologia Ambiental.

Com o projeto Jeans EcoFashion, a EcoModas reaproveita calças jeans para o desenvolvimento dos calçados sustentáveis da marca friburguense. Não apenas o jeans é reutilizado na composição dos calçados, como também o tecido usado no forro interno é oriundo da reciclagem de garrafas pet. Os diretores da EcoModas, o casal Alex e Adriana Santos, explicam ainda que a etiqueta é feita a partir do reaproveitamento de retalhos de couro obtidos numa fábrica da cidade e a palmilha confortável é feita da espuma de apenas um centímetro de espessura oriundos das fábricas de bojos de sutiãs do polo de moda íntima friburguense. Já o solado é feito de plásticos retirados do meio ambiente e a embalagem rústica é feita com sacos de batatas recolhidos em uma rede de supermercados.

O anúncio dos vencedores do Prêmio Firjan Ação Ambiental em diversas categorias ocorreu durante cerimônia na última terça-feira, 12, no Rio de Janeiro. O concurso este ano teve como foco o tema “A importância dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU na estratégia de negócios”. As empresas participantes tiveram que apresentar iniciativas que ajudam a estimular a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan, ressaltou os esforços das empresas, sobretudo neste momento de crise. “Infelizmente sabemos que as ações negativas têm grande destaque na mídia, mas o número de inscritos este ano no Prêmio Firjan Ação Ambiental mostra que as empresas são resilientes, porque sabem que são essenciais para a sua sustentabilidade. Essas práticas servem como norte para todos os atores”, ressaltou.

Os vencedores

Além do projeto Jeans Ecofashion, de Nova Friburgo, foi vencedor na categorias Gestão de Gases de Efeito Estufa e Eficiência Energética, o projeto Sistema de Gestão de Energia conforme a ISO 50, da Companhia Ternium Brasil. Na categoria Relação com Públicos de Interesse, venceu o Programa Sustentabilidade Diária Le Canton, da Le Canton Redes Hoteleiras e na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, ganhou Caminhos da Fauna, da concessionária Concer.

Os projetos Baía Urbana, do  Instituto Mar Urbano que mostrou a resiliente biodiversidade da Baía de Guanabara e Utilização de Biogás de Aterro como Insumo Energético na Refinaria de Duque de Caxias, da Petrobras, ganharam menções honrosas.

LEIA MAIS

Árvores foram removidas para construção de açude e abertura de estrada particular

Artefatos plásticos que iriam para o lixo serão reutilizados em projeto que produz mudas de árvores para reflorestamento

Seis meses após fechamento da unidade regional do Ibama, municípios vizinhos a Friburgo entram no alcance do programa Olho no Verde

Publicidade