Premiado Projeto Solução é uma fábrica de talentos do judô

Aproximação dos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro é injeção de ânimo para equipe
terça-feira, 26 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Equipe e alunos do Projeto Solução (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)
Equipe e alunos do Projeto Solução (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

O Projeto Solução já é conhecido de muitos até mesmo pelas premiações que volta e meia seus alunos conquistam por aí afora. E essa premiada escola de judô funciona na Rua Odenir Pinheiro 20, na antiga fábrica Hak, em Olaria. Boa parte desse sucesso é devido à tenacidade de um oficial da Polícia Militar: o tenente-coronel Carlos Eduardo Hespanha Matt. Ali os alunos — crianças, adolescentes ou adultos —, seja por exercício ou competição, recebem toda a atenção e instruções inteiramente gratuitas. E a aproximação dos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro é uma verdadeira injeção de ânimo na turma.

Essa mesma aplicação também é encontrada no segundo polo do projeto em Bonsucesso, Teresópolis, há um ano. Em Olaria o projeto é levado adiante há nove anos e os resultados deixam Hespanha feliz. Apesar de haver alunos de diversos bairros, a grande maioria é de Olaria. A partir de 6 anos a criança já pode praticar judô no Projeto Solução — e não há limite de idade. Há até mesmo idosos, e inclusive pais que, ao levarem os filhos, acabaram se interessando e também praticam o esporte.

Todos devem fazer exames clínicos e, no caso dos menores de 18 anos, terem o consentimento dos pais. Os quimonos também são gratuitos, bem como o lanche após os treinamentos, possível graças ao apoio de Caprilat, Nova Mix, Loja Maçônica Indústria e Caridade e Stam. E apesar do valor especial, a sede é alugada. E há custos de transporte para competições. Para ajudar nas despesas, alguns almoços são feitos de vez em quando.

Competição

O pré-requisito para os jovens ingressarem no Projeto Solução é estar estudando ou ingressando na escola. E não pode haver evasão escolar. Também devem ser interessados em melhorar como pessoa. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 17h40 às 21h. Os sábados pela manhã — 10h — são reservados aos mais idosos e aqueles que não têm como frequentar as aulas todos os dias. 

Parte dos alunos quer mesmo competir e no Projeto Solução tem todo apoio para isto. Inclusive no próximo fim de semana uma equipe de 50 crianças participa de um torneio no Rio. E a esperança de Hespanha é formar novos atletas para o cenário nacional e estadual, dando força aos que têm mais talento, visando potencializar suas capacidades a fim de que se desenvolvam mais. Fazem preparação física e o treino é mais puxado. Realmente não é para qualquer um. 

Empolgação

O judô está na moda. É o esporte brasileiro que mais conquistou medalhas nos Jogos Olímpicos. O nível realmente é muito alto e, em 2016, no Rio, bons resultados são aguardados na maior expectativa. 

E isso anima os alunos do Projeto Solução. Não só na parte competitiva como também na vida. E esta é a parte principal do projeto, até porque a escola e a família não conseguem fazer isto sozinhas. E o Projeto Solução também não consegue fazer isto só. Ali os alunos aprendem disciplina e respeito e são trabalhados quanto a motivação. Mas somente por duas horas, o que é insuficiente. Depende muito do ambiente em quem estão inseridos. É preciso unir os esforços.

Atualmente o judô é praticado no mundo inteiro, modalidade que se tornou muito popular, que zela pela disciplina, sempre ajudando os jovens a superar barreiras. Os três professores do Projeto Solução são formados e treinados, garantia maior de que os alunos realmente estão em boas mãos. Principalmente os menores. Quando ainda bem jovens, com menos de 10 anos, se já começam a ser tratados com respeito, significa que eles vão saber respeitar por toda a vida. 

O Projeto Solução é aberto a todos, sem distinção de classes. Entre os alunos há os que têm boa condição financeira. Os próprios filhos de Hespanha praticam judô no Projeto Solução. Há pais que inscrevem seus filhos ali pela questão da disciplina. Há também os indicados por neurologistas, como os que têm problemas de hiperatividade. De acordo com Hespanha, o judô é indicado para todos os jovens, não importa a classe social ou demais condições. 

Os Jogos Olímpicos

Apesar de os Jogos Olímpicos serem realizados a cada quatro anos, sempre que o judô é mostrado na mídia aumenta o número de alunos no Projeto Solução. Isto porque gera interesse entre os jovens que logo procuram praticá-lo. E os medalhistas olímpicos viram verdadeiros heróis para esses jovens.

Hespanha nutre a esperança de que, em futuro breve, continuando com o trabalho do Projeto Solução junto aos jovens, verá um atleta medalhista num mundial ou integrante de uma seleção, como já aconteceu. Mas o aluno teve que escolher entre continuar no esporte e trabalhar e acabou prevalecendo a segunda opção. 

De uma forma geral, Hespanha está satisfeito com o Projeto Solução, apesar de julgar que ainda é possível crescer um pouco mais. É seu sonho estender o projeto para outras regiões do município, como Conselheiro Paulino, onde uma experiência anterior no Sesi não foi bem-sucedida. Além da prática do esporte em si, há necessidade de uma estrutura mínima ao redor, um apoio por menor que seja. Há até casos de alunos que não têm como se alimentar adequadamente em casa e acabam não tendo o rendimento necessário num esporte que exige esforço físico. Nesses casos torna-se necessário oferecer alimentação no projeto.

Patrocínios são bem-vindos ao Projeto Solução. “A gente tenta crescer. Não é de uma hora para outra, mas outros professores que estão aqui conosco poderiam assumir novas turmas e crescer é possível. Realmente esta é a vontade da gente, crescer ainda mais”, finalizou.

O Projeto Solução também está no Facebook, onde podem ser encontrados mais detalhes em sua página.

  • O tenente-coronel Carlos Eduardo Hespanha Matt (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    O tenente-coronel Carlos Eduardo Hespanha Matt (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Os alunos em trabalho de aquecimento (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Os alunos em trabalho de aquecimento (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Crianças iniciam seus treinamentos (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Crianças iniciam seus treinamentos (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • A disciplina é um dos pontos altos do projeto (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    A disciplina é um dos pontos altos do projeto (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Parte dos alunos se prepara para competições (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Parte dos alunos se prepara para competições (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Projeto Solução | A Voz dos Bairros | judô | Jogos Olímpicos | olimpíadas
Publicidade