Prefeitura poda e corta árvores na Via Expressa

Operação é realizada a pedido de moradores e da Afape, diz secretário
terça-feira, 08 de novembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Funcionários foram vistos cortando eucaliptos às margens da Via Expressa (Leitor via WhatsApp)
Funcionários foram vistos cortando eucaliptos às margens da Via Expressa (Leitor via WhatsApp)

Desde o início da semana, a Prefeitura de Nova Friburgo está podando galhos e cortando eucaliptos em um trecho da Via Expressa, em Olaria, para evitar acidentes com pedestres e motoristas. A operação é realizada a pedido de moradores da região e da direção da Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape). 

“Nós identificamos pelos menos 18 árvores com risco iminente de cair sobre a estrada ou sobre o ponto de ônibus próximo à Afape. A direção da associação pediu que fizéssemos uma vistoria no local em junho e, agora, as árvores estão sendo podadas e cortadas para evitar acidentes”, explicou o secretário de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori. 

A VOZ DA SERRA tentou esclarecer quantas árvores já foram cortadas e para onde estão sendo enviadas as madeiras, mas não conseguiu as informações com a prefeitura. As secretarias de Obras e Serviços Públicos disseram que não são responsáveis pela operação, apesar de um caminhão do município estar sendo usado nos serviços.

Cortes e podas também têm sido realizadas às margens da estrada de acesso a Granja Spinelli com o mesmo objetivo de evitar acidentes. Recentemente, uma árvore caiu sobre a estreita via e bloqueou o fluxo de veículos no local. Em parceria com a empresa dona do terreno, a Rosset (antiga Filó S.A.), a prefeitura vem executando intervenções no local com o aval da Defesa Civil.  

O eucalipto é uma árvore não nativa, portanto, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), não precisa de autorização especial, como o Documento de Origem Florestal (DOF), para ser cortada e transportada. 

Atualização da matéria na sexta-feira, 11, às 10h30: Na quinta-feira, 10, a prefeitura esclareceu, no entanto, que a execução da poda e cortes de árvores na estrada para a Granja é exclusivamente de responsabilidade da empresa proprietária do terreno e que o licenciamento ambiental foi realizado junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eucaliptos
Publicidade