Prefeitura orienta funcionários sobre o “golpe do falso médico”

Casos já aconteceram em Nova Friburgo, mas vítimas não caíram no golpe
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo informou nesta terça-feira, 21, que vai baixar uma norma proibindo que servidores das unidades públicas de saúde repassem qualquer tipo de informação sobre pacientes ou sobre a própria unidade, por telefone ou e-mail, com o objetivo de evitar o “golpe do falso médico”, que já aconteceu no município.

O golpe consiste no seguinte: um criminoso faz contato com a unidade de saúde e pede informações sobre algum paciente como se fosse um médico. Munido dessas informações, o criminoso entra em contato com a família do paciente dizendo que o estado da pessoa internada se agravou e necessita de um exame urgente, que só poderia ser feito mediante um depósito em dinheiro.

O Comitê de Gestão da Saúde esclarece que isso é golpe. “O Hospital Raul Sertã, a UPA, a Maternidade, as policlínicas e os postos de saúde são instituições públicas e não cobram por qualquer atendimento, procedimento ou medicamento”, diz a nota. Qualquer comunicação da unidade de saúde com familiares ou pacientes sempre é feita pessoalmente, nunca via telefone ou e-mail, por exemplo.

O novo golpe, que tem feito muitas vítimas por todo o Brasil, já tem dois casos registrados em Nova Friburgo. O Comitê de Gestão da Saúde tomou conhecimento do ocorrido e orientou as vítimas a comunicarem o caso na 151ª DP, que investiga o caso. As vítimas não chegaram a cair no golpe, evitando, portanto, um prejuízo financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Golpe | falsidade ideológica
Publicidade