Prefeitura intensifica fiscalização a ambulantes

Produtos apreendidos são doados a instituições sociais da cidade
sexta-feira, 17 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Da esquerda para a direita: o subsecretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Maurício Seguro, o vice-presidente da Afape, Lindemberg Soares de Melo, e o fiscal Irapuan Ribeiro (Foto: Daniel Marcus)
Da esquerda para a direita: o subsecretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Maurício Seguro, o vice-presidente da Afape, Lindemberg Soares de Melo, e o fiscal Irapuan Ribeiro (Foto: Daniel Marcus)

Apesar da súbita melhora nas contratações com carteira assinada nos últimos dois meses em Nova Friburgo, muita gente ainda não conseguiu voltar ao mercado de trabalho. E para manter as contas em dia, esses trabalhadores buscam por ocupação em atividades informais.

O comércio ambulante, por exemplo, faz parte do cotidiano e da história da cidade. Nas principais vias do Centro é possível encontrar diversos destes trabalhadores, que vendem doces, flores, brinquedos, DVDs, CDs, entre muitos outros produtos. Além da Praça Getúlio Vargas, alguns trechos das calçadas da Avenida Alberto Braune possuem expositores extras, isto é, além das vitrines das lojas.

Mas, é importante lembrar que, assim como o comércio tradicional, esses trabalhadores ambulantes devem se regularizar e agir conforme as normas estabelecidas. E, por isso, a prefeitura já informou que vai intensificar a fiscalização dessa atividade na cidade. O vendedor ambulante que não residir em Nova Friburgo e aquele que reside mas não possui licença deve colocar os documentos em dia, para não ter seus produtos apreendidos pela subsecretaria de Posturas da Prefeitura, subordinada à secretaria municipal de Ordem e Mobilidade Urbana.

Doação às entidades

Na última quinta-feira, 16, a Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (Afape) e o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) receberam alguns produtos apreendidos pelos fiscais de posturas e da secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana. Além de cadeiras de ferro e nylon, as entidades ganharam uma vassoura e uma churrasqueira de metal cada.

Os objetos foram apreendidos no fim do ano passado, durante uma operação de fiscalização na RJ-130, que liga Nova Friburgo a Teresópolis. De acordo com o fiscal de posturas de Nova Friburgo, André Velozo, o ambulante estava estacionado na rodovia com um caminhão, vendendo cadeiras e os outros produtos sem licença. “Esse ambulante nem poderia, mesmo com licença, realizar as vendas naquele local”, afirmou ele, explicando que a doação às entidades sociais foi feita após o período de 60 dias, prazo que o ambulante teria para pagar a multa e recuperar a mercadoria.

A fiscalização de posturas funciona na Avenida Alberto Braune, 223, em prédio anexo à Prefeitura. Denúncias e outras informações podem ser realizadas/obtidas pelo telefone (22) 2525-9123.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Posturas
Publicidade