Prefeitura entrega parte da reforma do CTU do Raul Sertã na próxima semana

Com atrasos de quatro anos, novo Hemocentro e o posto de saúde Amparo, enfim, serão inaugurados
sexta-feira, 24 de junho de 2016
por Alerrandre Barros
Prefeitura entrega parte da reforma do CTU do Raul Sertã na próxima semana

A primeira fase da obra de ampliação do Centro de Tratamento de Urgência (CTU) do Hospital Municipal Raul Sertã será entregue à população no próximo dia 30, informou a Secretaria Municipal de Saúde. A reforma que permitirá melhorias no atendimento aos pacientes começou no início de outubro de 2015 e seria finalizada no fim de janeiro deste ano, mas está há cinco meses atrasada e não será totalmente entregue na próxima semana por desacordos entre a prefeitura e a empresa que executa o serviço.

“Infelizmente não tenho como informar qual o prazo para o término das obras no hospital. O prazo era até o fim de janeiro, mas a empresa não cumpriu. A construtura alegou atrasos nos repasses, mas a prefeitura já fez os pagamentos. O problema é que o atraso afeta o trabalho no hospital e o atendimento à população”, disse o diretor-geral do Raul Sertã, Paulo Coelho. 

A obra já foi concluída no setor atrás da recepção do CTU, no térreo do hospital, onde foram construídas novas salas para enfermaria. Assim que a entrada principal da urgência do Raul Sertã ficar pronta, serão adotados protocolos para  classificação de riscos da gravidade de cada paciente, conforme já ocorre na UPA.

O principal hospital da região disponibiliza 24 leitos para os pacientes, mas esse número chegará à 38 após o término da reforma do CTU. Serão oferecidos 27 leitos na sala verde, para os casos mais simples; oito leitos na sala amarela, onde serão priorizados os casos urgentes, em que as condições do paciente podem se agravar sem o devido atendimento; e quatro leitos na sala vermelha serão encaminhados os casos de emergência, com risco de perda de vida com necessidade de atendimento imediato. 

“O novo sistema proporcionará à população uma rede organizada e ágil de atenção às urgências”, comentou o secretário de saúde, Rafael Tavares Garcia. As obras no hospital são financiadas com recursos do governo estadual - R$ 500 mil do Programa Somando Forças e R$ 3,6 milhões de um fundo para desastres naturais que não havia sido usado, desde 2011. No primeiro e segundo andar do prédio está sendo construído um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI), que será integrado à unidade coronariana, com amplo espaço e mais leitos, além de novas salas cirúrgicas. 

Enquanto as obras não ficam prontas, alguns pacientes com casos mais simples têm sido encaminhados para atendimento médico em postos de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino. O objetivo é desafogar o Raul Sertã neste período. 

No fim da tarde desta sexta-feira, 24, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que: “Em reunião realizada recentemente ficou acordada a entrega das obras do CTU do Hospital Raul Sertã para o fim deste mês.  Caso este prazo, que é o último dado pela Prefeitura à empresa vencedora do certame, não seja cumprido, a Procuradoria Geral do município deverá encerrar o contrato judicialmente e convocar a segunda colocada do certame para a conclusão das obras”. 

Em nota, a prefeitura acrescentou: “Com relação às obras do CTI e do centro cirúrgico, tratam-se de obras do programa Somando Forças do governo do estado, que antes mesmo da decretação de calamidade pública havia cancelado todos os convênios, porém o prefeito (Rogério Cabral) havia acordado previamente com o estado a conclusão destas obras e a retomada dos trabalhos. Estamos no aguardo desta confirmação para que estas obras sejam retomadas o quanto antes”.

Posto em Amparo e Hemocentro

Na próxima quinta-feira, 30, um novo posto de saúde, no centro do distrito de Amparo, será inaugurado pela Prefeitura de Nova Friburgo. A obra começou em novembro de 2012 e deveria ter sido entregue no ano seguinte, mas atrasos nos repasses e outros problemas burocráticos impediram a conclusão do serviço. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a nova unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF), em Amparo, vai ampliar o atendimento com dois médicos, dentista, enfermeiro, técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde. 

Outra obra que também será entregue é o prédio do novo Hemocentro Região Serrana, anexo ao Hospital Raul Sertã. A unidade começou a ser construída, em 2012, para ampliar o atendimento à população, mas a obra nunca foi totalmente finalizada por causa da burocracia e das empresas que abandonaram a construção sem terminar. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o novo Hemocentro terá capacidade para realizar até 50 atendimentos por dia. No antigo, que ainda funciona dentro do Raul Sertã, a capacidade é de 35 atendimentos. Apesar disso, a média é de 20 doadores por dia. A unidade atende pacientes de municípios vizinhos, além de Nova Friburgo, e funciona para doações de sangue e cadastro de doadores de medula óssea de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Hospital Municipal Raul Sertã | Obras
Publicidade