Prefeitura e Detro definem circuito de pontos de ônibus intermunicipais

Parceria coloca em prática projeto sobre embarque e desembarque de passageiros
sexta-feira, 31 de março de 2017
por Ana Borges
Prefeitura e Detro definem circuito de pontos de ônibus intermunicipais

Depois de várias reuniões entre o Executivo municipal, políticos do Estado e municípios vizinhos para decidir os pontos de embarque e desembarque de passageiros de ônibus intermunicipais, o prefeito Renato Bravo anunciou acordo entre o município e o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro). Ficou acertado que no próximo dia 10 será selado o convênio entre as partes, para colocar em prática o estudo feito em conjunto.   

O anúncio foi feito em coletiva para a imprensa realizada na manhã de sexta-feira, 31, na presença do vice Marcelo Braune, do deputado Wanderson Nogueira, de Cassemiro Araújo, da Diretoria Técnica Operacional do Detro, do empresário Olney Botelho (representando o deputado estadual Luiz Martins), vereadores dos municípios vizinhos e secretários, entre outros.

“Algumas decisões já foram tomadas a partir de estudos realizados e sugestões passadas em reuniões anteriores. Chegamos a um consenso nesse primeiro momento e agora está na hora de conferir o resultado desses encontros, na prática, em relação a embarque e desembarque, e definir os pontos de ônibus, com decisões que julgamos corretas. Quero enfatizar a importância da parceria política que firmamos, ouvindo técnicos e demais parceiros, em benefício da comunidade de Nova Friburgo e da região”, disse Renato Bravo.

O deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol) reiterou a importância da parceria e agradeceu o “diálogo aberto e franco adotado pelo prefeito Renato”, peça fundamental para tornar realidade projetos essenciais para o acerto de rumos. “Política se faz com diálogo e parcerias. Essa é uma batalha que começou há algum tempo e uniu muitos personagens ao longo do caminho”, comentou, citando o deputado estadual Luiz Martins e o então secretário de Transportes, Carlos Osório, entre alguns desses colaboradores.            

Ouvir todos os segmentos da comunidade, com foco na economia e mobilidade, motoristas de ônibus e vans, usuários, comerciantes, profissionais liberais é, segundo o deputado, a melhor maneira de definir como fazer para atender aos anseios da população. “Acreditamos que no dia 10 de abril, com tudo devidamente documentado, a fase de testes do projeto seja iniciada. E em maio, implantar o projeto em definitivo. Tudo foi muito bem planejado e estudado para evitar retrocessos, que só vão trazer transtornos para todos”, avaliou Wanderson.

Trajeto em teste

Ficou pré-definido o seguinte trajeto ainda em fase de teste, de acordo com o secretário da Smomu, Luiz Filipe Laginestra:

“Para quem vem da região Norte, o ponto de parada será no Hospital Raul Sertã (escolhido por consenso graças ao recuo já existente); segue até o Suspiro para desembarque no Clube de Xadrez (sem parada até lá para não atrapalhar o fluxo na avenida): neste caso, não retornará o ponto do Centro Médico/Colégio Modelo (a não ser entre 20h e 06h, devido ao pouco movimento neste espaço de tempo). Segue pela Rua Gal. Osório, e entra na Rua Aristão Pinto para pegar a avenida novamente, seguindo direto até a Rua Sabóia de Medeiros (Paissandu, em frente ao Mimica Automóveis, onde o ponto tem recuo), para embarque e desembarque. Segue para a Avenida Euterpe, onde um novo ponto deverá ser criado, para ser testado. Dependendo do resultado, será definitivo, do contrário, não. Neste caso, providenciaremos outro ponto, igualmente perto do centro comercial e econômico e financeiro da cidade. Fechando o trajeto, o ponto final na Rodoviária Norte”.

Representando o presidente do Detro, Fernando Moraes, o responsável pelo setor operacional Cassemiro Araújo esclareceu que o projeto será acompanhado pela equipe de fiscalização. “Num primeiro momento, orientando e observando o andamento dessa movimentação na cidade. Com o projeto viabilizado, para melhor avaliar o fluxo de embarque e desembarque em cada ponto, teremos câmeras para nos dar informações precisas de todo o circuito. Enfim, vamos fiscalizar a mobilidade em tempo real, para conferir se a empresa está cumprindo o itinerário e o tempo estimado, dentro dos horários de entrada e saída, com a frota mínima necessária. Queremos garantir o bom andamento do trabalho dos funcionários e o bem-estar dos usuários”, esclareceu Cassemiro.      

Para o prefeito, este início de administração tem sido um desafio que o tem deixado satisfeito com os resultados. Sente que vem cumprindo as metas que se impôs desde que se lançou candidato e acredita que a melhor maneira de administrar um município em meio às crises é fazendo parcerias.  

“As parcerias são efetivas. Às vezes, uma grande dificuldade pode ser uma facilidade que se resolve com parcerias. Eu quero resolver as coisas contando com pessoas idealistas, pensantes, que queiram efetivamente trabalhar para resolver os problemas que vamos encontrando pelo caminho. Opiniões divergentes são normais e a partir delas chegamos ao consenso, mantendo sempre o pé no chão. Não queremos tomar decisões e no dia seguinte ter que voltar atrás, o que não quer dizer que, eventualmente, isso não ocorra. Mas se pudermos manter o que projetamos, melhor. Por isso temos sido cautelosos e responsáveis. Então, tenho as melhores expectativas quanto à nossa gestão”, disse Renato Bravo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Onibus Intermunicipais
Publicidade