Prefeito recebe ciclistas: "Vamos continuar construindo essa parceria"

Durante encontro na prefeitura, grupo que luta por ciclovias leva sugestões a Bravo e secretários
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
Os participantes da reunião (Foto: divulgação)

Na quarta-feira, 13, membros da Associação de Ciclistas de Montanhas e Asfalto (Acima) se reuniram com o prefeito Renato Bravo em seu gabinete para apresentar-lhe uma proposta de criação do Plano Cicloviário de Nova Friburgo. O encontro foi acertado durante o desfile da independência na Avenida Alberto Braune, no último dia 7, quando ciclistas fizeram um ato em prol das ciclovias ao final do evento. Na ocasião, o prefeito marcou o encontro e roubou a cena pedalando uma bicicleta na Avenida Alberto Braune trajando terno e gravata (foto).

Durante o encontro na prefeitura, Renato Bravo ouviu as sugestões do grupo e também assistiu a uma apresentação elaborada pela associação, intitulada “Ciclomobilidade sem fronteiras”. Os secretários de Obras e Turismo, Marcelo Faria e Wilton Neves, respectivamente, o subsecretário do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP), André Gomes, e a vereadora Vanderleia Lima acompanharam a apresentação. No encontro foram abordadas as necessidades de sinalização ao longo de toda a ciclovia, campanhas de educação no trânsito, infraestrutura de mobilidade urbana e criar ações para tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável, com incentivo ao uso da bicicleta como principal meio de transporte.

O EGCP, inclusive, já tem um projeto que vem sendo estudado há algum tempo, mas com base nas conversas com a associação e outros alinhamentos pretende aperfeiçoá-lo para o bicentenário do município. “A associação dos ciclistas deve contribuir para o projeto que a prefeitura já tem com excelentes dicas para implantarmos a ciclovia. Vamos continuar construindo essa parceria, para assim podermos ir do bairro Olaria ao distrito de Conselheiro Paulino de bicicleta”, disse Renato Bravo.

Inicialmente, espera-se buscar os recursos para a ciclovia através do Projeto Avançar, do Ministério das Cidades, juntamente com um aporte da prefeitura e também da iniciativa privada, para a concretização de, ao menos, a primeira etapa do projeto, com lançamento previsto já para o primeiro semestre do próximo ano. “Nosso desejo é fazer uma grande bicicletada nos 200 Anos de Nova Friburgo. Esperamos conseguir cumprir com isso e, em breve, anunciaremos o cronograma de trabalho. O Plano Cicloviário de Nova Friburgo é um grande projeto de infraestrutura a ser desenvolvido pela nossa gestão, que pretende investir efetivamente em uma mobilidade sustentável”, afirmou o prefeito.

 

LEIA MAIS

Anúncio foi feito no auditório da Caixa, no Rio, na última quinta

Serão 200 km de percurso, desde Sambaetiba, em Itaboraí, até Theodoro de Oliveira, no alto da Serra

Projeto tem verba assegurada por três emendas parlamentares, e deve ser licitado até o fim de novembro

Publicidade
TAGS: ciclovia