Prazo para renovação de matrícula na rede municipal termina sexta

Nas escolas estaduais, alunos têm até o dia 22 deste mês para se inscrever
quinta-feira, 09 de novembro de 2017
por Karine Knust
Prazo para renovação de matrícula na rede municipal termina sexta

Termina nesta sexta-feira, 10, o prazo para os responsáveis por alunos da rede municipal de ensino efetuarem a renovação de matrícula em uma das unidades da cidade. Correspondente ao ano letivo de 2018, a inscrição deve ser feita tanto no caso de creches como no de escolas da rede, diretamente com a direção da unidade.

A transferência dos alunos matriculados em escolas da rede onde não há continuidade de estudos para a série desejada acontece dos dias 16 a 23 de novembro. O resultado com a lista de nomes de todos os transferidos sai no dia 29 também deste mês. Esses estudantes terão dois dias, 30 de novembro e 1º de dezembro, para efetivar a matrícula nas unidades em que foram alocados.No caso de estudantes que querem ingressar na rede municipal, a fase de pré-matrículas começa em dezembro, dias 8 a 14, somente pelo site da prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br). Caso o interessado não possua acesso à internet, será possível realizar a matrícula em uma das 32 escolas - polo de matrículas - ou na sede da Secretaria Municipal de Educação.

Para fazer o cadastro é preciso apresentar certidão de nascimento; CPF do aluno e do responsável; carteira de identidade do responsável; cartão do Bolsa Família - caso houver; comprovante de residência; número da matrícula funcional, caso o responsável seja servidor público do município e esteja pleiteando vaga em creche; e número de telefone.

O resultado será publicado em listas nominais no site e também disponibilizado nas unidades escolares no dia 17 de dezembro. Para confirmar a matrícula, os responsáveis ou alunos maiores de idade deverão entregar todos os documentos solicitados nos dias 18 e 19 de dezembro, na unidade para a qual se inscreveu.

Obrigatoriedade do CPF

Vale ressaltar que a partir deste ano, a prefeitura tornou obrigatória a apresentação de CPF do aluno para realização de matrícula na rede. A intenção com essa exigência, segundo a prefeitura, é evitar a duplicidade de cadastro de interessados e, com isso, dar condições iguais para todos na disputa por vagas.

O CPF pode ser retirado, gratuitamente, na agência da Receita Federal, na Rua Manoel Antônio Ventura, 8​, no Suspiro. No Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, e agência dos Correios na Praça Getúlio Vargas também é possível emitir o documento, no entanto, o custo é de R$ 7,50.

A rede municipal de ensino de Nova Friburgo oferece turmas de Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Outros detalhes podem ser obtidos nas escolas ou direto na Secretaria de Educação.

Rede estadual

Na rede estadual de ensino o período para renovação de matrícula também já começou. O prazo para os alunos se inscreverem vai até o dia 22 deste mês. O responsável - ou o próprio estudante, maior de 18 anos - deverá dirigir-se à unidade de ensino onde estuda para garantir a vaga no ano letivo de 2018.

Para os alunos novos, que ainda não estudavam na rede mas pretendem ingressar em 2018, as inscrições também já estão abertas. Neste caso, entretanto, elas devem ser feitas pela internet, no site www.matriculafacil.rj.gov.br - sistema online disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). O prazo para para participar dessa primeira fase termina no dia 4 de dezembro.

Na página de inscrição, o aluno poderá encontrar informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; além de saber como e quando confirmar a matrícula na escola. De acordo com a Seeduc, o sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino - municipal ou privada, por exemplo - tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.

A lista com os nomes dos alocados será divulgada no dia 22 de dezembro, também no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Após a publicação da listagem, os interessados terão de 3 a 8 de janeiro de 2018 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados.

Os alunos não alocados, que não confirmaram matrícula ou os novos estudantes do Ensino Fundamental e Médio terão uma segunda fase para realizar a pré-matrícula, também pela internet. O período vai de 16 a 19 de janeiro - sendo 16 e 17 os dias exclusivos para os não alocados na primeira fase.

A confirmação dessa segunda etapa de matrículas acontece de 24 a 26 de janeiro. A partir do dia 1º de fevereiro as inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas onde houver vagas remanescentes da fase informatizada. Mais informações também pelo site “Matrícula Fácil”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade