Prazo para regularização de título de eleitor terminou nesta segunda-feira

Até a manhã de ontem, mais de duas mil pessoas ainda precisavam regularizar o título nas principais cidades da Região Serrana
segunda-feira, 04 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Título de eleitor (Reprodução)
Título de eleitor (Reprodução)

Os eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições e não justificaram a ausência tinham até esta segunda-feira, 4, para regularizarem a situação junto à Justiça Eleitoral. Quem não compareceu teve o título cancelado, com exceção para eleitores com menos de 18 anos ou com mais de 70, nos quais o voto é facultativo, e pessoas com deficiência e que têm dificuldade de cumprir as obrigações eleitorais. O eleitor pode verificar sua situação no site do TSE. Nenhum tipo de notificação, seja por correspondência ou e-mail, será enviada pelas autoridades.

São consideradas eleições para todos os cargos (prefeito, presidente, etc), além de eleições suplementares e referendos. Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de um mesmo pleito, são duas as faltas registradas. Somente as eleições anuladas por determinação da Justiça não são contabilizadas.

O cancelamento do título eleitoral impede a obtenção de passaporte e carteira de identidade, o recebimento de salário de função ou emprego público, e a tomada de alguns tipos de empréstimos. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público. 

De um total de 1.782.035 eleitores em situação irregular, o Rio de Janeiro é o segundo estado com mais pessoas nessas situação — 192.858 eleitores — ficando abaixo de São Paulo, com 498.681. Em 2013, 1.354.067 eleitores tiveram seus títulos cancelados por não terem votado nem justificado nas três últimas eleições realizadas até 2012. Em 2011, foram cancelados 1.395.334 títulos. Até a manhã de segunda-feira, 4.545 eleitores faltosos regularizaram o título de eleitor. No entanto, 188.313 ainda estão com a situação pendente. Já na Região Serrana, pouco mais de duas mil pessoas ainda precisavam regularizar o título de eleitor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: título de eleitor | eleições | votação | eleitor | cidadania
Publicidade