Praça Getúlio Vargas: projeto prevê área livre central e quiosques

Apresentação foi realizada na sessão da Câmara na última quinta-feira. Movimento quer novo laudo sobre condições dos eucaliptos. Novo encontro foi agendado diante da extensão da pauta de debates
sábado, 23 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Praça Getúlio Vargas: projeto prevê área livre central e quiosques

Era para ter sido uma audiência pública, mas acabou sendo uma sessão específica, com direito a transmissão via tevê, rádio e internet. Ao longo de mais de quatro horas de atividades, cerca de 100 pessoas assistiram à apresentação do projeto de revitalização da Praça Getúlio Vargas elaborado pela empresa Technische, por solicitação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

No projeto, a Praça Getúlio Vargas será dividida em três setores: “histórico”, “intermediário” e “de eventos”. Contará com duas alamedas arborizadas laterais, e uma área central aberta, para recreação e passeio, com quiosques e equipamentos de sombreamento.  

Durante a sessão, aproximadamente 25 pessoas apresentaram questionamentos na tribuna do plenário Jean Bazet, na Câmara Municipal, em sua maioria respondidos pela mesa diretora, composta por profissionais da Technische; por Ivo Barreto, superintendente estadual do Iphan; pelo procurador da República João Felipe Villa do Mil; Janaina Botelho representando o movimento popular; além dos secretários municipais Edson Lisboa e Ivison Macedo; e de presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, respectivamente vereadores Marcio Damazio e Marcelo Verly.

Entre as principais reivindicações do movimento “Abraços às árvores – SOS Praça Getúlio Vargas” estava a elaboração de um terceiro laudo a respeito da real condição dos eucaliptos, a fim de evitar eventuais cortes desnecessários no futuro. A esse respeito, o secretário de governo Edson Lisboa sinalizou positivamente, afirmando que se um laudo for apresentando dentro de todas as formalidades legais, ele será aceito sem qualquer problema. Os manifestantes, contudo, rebateram com a afirmação de que o documento deveria ser solicitado pela própria Prefeitura.

O procurador da República João Felipe Villa do Mil defendeu em todas as suas intervenções que a maior prioridade deve ser com a segurança das pessoas que frequentam a praça, e que por isso a realização de novos laudos não poderá implicar na interrupção de todas as atividades em andamento.

Mediador da sessão durante a maior parte do tempo, o vice-presidente da Câmara fez uma avaliação positiva a respeito do encontro. “Considerei muito positiva a sessão específica. Atendemos à solicitação de Prefeitura, Ministério Público Federal e Iphan e pudemos ouvir a todos que quiseram se manifestar, em quatro horas de sessão. As questões apresentadas foram respondidas pelos representantes das diversas instituições e, ao final, foi agendado novo encontro também na Câmara, na próxima semana, para aprofundamento desse diálogo”, afirmou Marcelo Verly.

Diante da extensão da pauta de debates, um novo encontro foi agendado para a próxima quarta-feira, 27, às 14h30 na própria Câmara Municipal.

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eucaliptos | praça getúlio vargas | Prefeitura | Câmara Municipal de Nova Friburgo | reforma | revitalização | CMNF | audiência pública | Abraço às Árvores
Publicidade